Cuidado com a proteção solar das crianças é fundamental

447
A proteção solar garante mais segurança e saúde nas brincadeiras no verão, nas férias e no ano todo / Crédito da foto: Paloma Griesang

Verão, muito calor, férias. A combinação perfeita para fazer aquele programa ao livre, aquela viagem para a praia, começar a atividade física. É aí que um hábito que deveria ser diário se torna ainda mais fundamental: a proteção solar.

E se falarmos de bebês e crianças, então, os cuidados são ainda mais importantes. O pediatra Fausto Steckel salienta uma série de perigos e problemas que podem ser causados pela falta de proteção solar. “Desidratação, insolação, queimaduras e, em casos mais graves, necessidade de internação hospitalar por conta das complicações destes casos”, alerta.

Fausto Steckel

Ele explica que bebês com menos de 6 meses não podem usar filtro solar, portanto, outros acessórios dever ser utilizados. “É importante investir em chapéus, bonés, roupas com proteção UV e, eventualmente, óculos”, recomenda.

Acima desta faixa etária, segundo o médico, além do mencionado, deve-se fazer uso de filtro solar FPS 30 ou superior. “Não existe muita diferença nos fatores de proteção solar (FPS) acima do número 30. O que se preconiza é a utilização de fatores mais altos em bebês menores de 1 ano de idade, dando sempre importância à cobertura contra raios UVA e UVB”, salienta.

Steckel reforça ainda que é importante internalizar que o cuidado com a proteção solar não pode ser tomado somente no verão, calor e em dias ensolarados. “Estamos sempre expostos aos raios solares todos os dias do ano, inclusive nos dias nublados. Pensando nisso, a proteção solar, seja ela química ou física, precisa ser praticada diariamente”, destaca.

Cuidados na praia
Nesta época do ano, é comum que as famílias aproveitem os períodos de férias de todos e passem alguns dias na praia. E as crianças, é claro, acompanham. Mas é preciso estar atento para alguns fatores.

O pediatra explica que a areia reflete os raios solares, isto é, funciona como um espelho. Já a água refrata muitos dos raios, ou seja, absorve. “Então, mesmo que a pessoa esteja na sombra debaixo de um guarda-sol ou até mesmo com parte do corpo dentro da água, ela vai ser atingida pela radiação e deve estar sempre protegida com os produtos mencionados”, complementa.

Ele aponta ainda que sempre que se molhar ou suar excessivamente é preciso reaplicar o filtro solar. “Também prestar atenção em partes do corpo que temos tendência a negligenciar, como peito do pé, orelha e porção posterior aos joelhos”, pontua.

- publicidade -