Deputados estaduais eleitos e reeleitos tomam posse

236
Sessão solene ocorreu na tarde desta terça-feira (31/1) / Crédito da foto: Paulo Garcia / Agência ALRS

Os deputados estaduais eleitos e reeleitos tomaram posse nesta terça-feira (31/1). A Assembleia Legislativa instalou a 56ª Legislatura (2023-2026) em sessão solene realizada na sede do Legislativo estadual. Na ocasião, ocorreu também a eleição do novo presidente, deputado Vilmar Zanchin (MDB), e da nova mesa diretora.

Durante a solenidade, os 55 deputados prestaram o compromisso regimental, lido pelo presidente da Assembleia Legislativa, Valdeci Oliveira (PT). Após o ato da posse, Valdeci declarou instalada a 56ª Legislatura e encaminhou o processo de eleição do novo presidente e da mesa diretora.

Pluripartidária, a mesa diretora eleita para os anos legislativos 2023-2024 é composta pelo presidente Vilmar Zanchin (MDB), 1ª vice-presidente Delegada Nadine (PSDB), 2º vice-presidente Valdeci Oliveira (PT), 1º secretário Adolfo Brito (Progressistas), 2ª secretária Eliana Bayer (Republicanos), 3º secretário Paparico Bacchi (PL) e 4º secretário Luiz Marenco (PDT). Os suplentes são Edivilson Brum (MDB, 1º secretário), Dr. Thiago Duarte (União, 2º secretário), Matheus Gomes (PSOL, 3º secretário) e Professor Cláudio Branchieri (Podemos, 4º secretário).

Novo presidente

Indicado pelo MDB, conforme acordo pluripartidário firmado entre as bancadas, o deputado Vilmar Zanchin foi eleito por unanimidade para comandar o parlamento gaúcho em 2023. Em seu primeiro pronunciamento como chefe do Legislativo, anunciou que a educação receberá atenção especial em sua gestão, mesmo admitindo ser impossível comprometer-se com “um único foco”, em razão dos múltiplos temas que chegam aos deputados.

“Mas a educação de nossa gente não sairá de foco, dado o caráter prioritário e profundamente humano que possui”, garantiu, defendendo “uma educação para a emancipação, descortinamento de oportunidades e  desenvolvimento”.

Com base em dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), operado pelo MEC, que coloca o Rio Grande do Sul atrás dos outros dois estados da região, Zanchin defendeu a realização de movimentos junto ao governo federal e ao Congresso Nacional para que o Brasil ingresse numa rota de inversão nos volumes de investimentos em educação.

“Estudos apontam que aplicamos 3,7 vezes mais recursos por aluno no nível superior do que no ensino básico, enquanto a média dos países desenvolvidos é 1,7. E na Coreia do Sul, 1,5. Enquanto aqui os professores mais qualificados e com maiores salários estão no ensino superior, lá o investimento maior é nos professores de ensino básico”, comparou.

Ele afirmou também que sua gestão deverá viabilizar “uma grande escuta setorial e regionalizada” dos pleitos da sociedade, como uma estratégia para acelerar o reposicionamento do Rio Grande do Sul, numa conjuntura de inovação e avanços tecnológicos.

“Temos que estar alertas, motivados, preparados, devidamente posicionados, porque o futuro é inevitável. E só os insensíveis viram as costas quando as oportunidades surgem em movimentos indômitos”, apontou.

Sessão Especial com presença do governador

Ao final da sessão solene e já conduzindo os trabalhos como presidente da Assembleia, Zanchin convocou os deputados para a sessão especial no dia 7 de fevereiro com a presença do governador Eduardo Leite para apresentação de mensagem ao Parlamento. A presença do governador na abertura dos trabalhos do ano legislativo é prevista na Constituição do Estado.

Fonte: Agência de Notícias ALRS

- publicidade -