Governador conhece projeto da Central de Polícia de Lajeado

Dividido em quatro pavimentos, o prédio abrigará as cinco delegacias do município.

Em reunião na tarde dedta terça-feira (31/1) no Palácio Piratini, o prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, junto da vice Gláucia Schumacher e de secretários apresentaram ao governador Eduardo Leite o projeto da nova Central de Polícia.

Com 2.856,70 m² de área construída distribuídos em quatro pavimentos, o prédio abrigará as cinco delegacias do município: Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento, Delegacia Regional de Polícia, Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher, Delegacia de Polícia Distrital e Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas.

Prédio terá quatro andares e mais de 2 mil m2 de área construída. Créditos: Seplan Lajeado/divulgação

O governador Eduardo Leite demonstrou interesse no projeto e sugeriu que, após avaliação das equipes internas, o prédio pode vir a servir de modelo paras futuras delegacias a serem construídas no Rio Grande do Sul.

Para o prefeito, os locais onde hoje se encontram as delegacias está defasado, e o novo prédio deve proporcionar melhores condições de trabalho para os servidores e para quem busca atendimento. A localização também é estratégica, pois fica próxima das duas principais rodovias da região, a BR-386 e a ERS-130. 

Conforme o Secretário de Planejamento, Urbanismo e Mobilidade de Lajeado, Giancarlo Bervian, o projeto reflete o envolvimento do Executivo e do Legislativo com as necessidades da comunidade. “A segurança pública é muito relevante, e poder ceder ao Governo do Estado o terreno para a construção, bem como todos os projetos da Central de Polícia, demonstra o quanto estamos empenhados na busca por soluções adequadas”, mencionou.

Saiba mais

Estiveram também na Capital os titulares da Seplan, Giancarlo Bervian, da Segurança Pública (Sesp), Paulo Locatelli Gandin, da Segurança Pública do Estado, Sandro Caron de Moraes, o Chefe de Gabinete do Governador, Euclides Maria da Silva Neto, e os delegados Antônio Carlos Pacheco Padilha, Shana Luft Hartz e Fernando Antônio Sodré de Oliveira.

O projeto foi elaborado pelos arquitetos e engenheiros da Secretaria Municipal de Planejamento, Urbanismo e Mobilidade (Seplan) e já esteve em discussão com as Secretarias Estaduais de Obras e Segurança Pública. O próximo passo será a análise e aprovação do setor jurídico estadual para futuro encaminhamento da obra, que ficará a cargo do Governo do Estado.

Enquanto o terreno disponível para a Central pertence ao município, os locais onde funcionam quatro das atuais delegacias é de responsabilidade do Estado. Dessa forma, ambos os poderes agora buscam definir os valores para a troca dos mesmos. A intenção do município é usar a área do Centro para a futura ampliação do Parque dos Dick, que fica ao lado.

Mais Notícias

Tópicos Relacionados:

Publicações do Autor

Lajeado inicia construção de 56 moradias para famílias atingidas pela enchente

A Prefeitura de Lajeado e a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, oficializaram nesta...

PRF prende homem por porte ilegal de arma na BR-386, em Lajeado

A Polícia Rodoviária Federal prendeu um homem de 27 anos por porte ilegal de arma de fogo na manhã desta sexta-feira (26/6), na BR-386,...

Homem é preso após furtar cerca de 30 quilos de objetos de cemitério em Lajeado

A Brigada Militar prendeu, nesta sexta-feira (26/6), um homem de 35 anos por furto qualificado em Lajeado. O suspeito foi identificado pela equipe de...

Poço das Antas e Teutônia recebem nota máxima em ranking nacional de qualidade fiscal

Poço das Antas e Teutônia voltaram a se destacar no cenário nacional ao conquistarem a nota máxima “A” no Ranking da Qualidade da Informação...