Agentes de Trânsito concluem primeiro mês de operações em Estrela

Orientação e educação no trânsito são foco da equipe no momento, mas fiscalizações também já ocorreram.

1053
Operações devem se intensificar nas próximas semanas, principalmente em áreas escolares. Créditos: Governo de Estrela/Divulgação

Ao fim de janeiro, os Agentes de Trânsito de Estrela concluíram seu primeiro mês de atividades visando promover a educação e mais segurança no município. Nos primeiros 30 dias do novo serviço, diversas operações foram realizadas ou tiveram participação dos três profissionais que formam o primeiro quadro do núcleo ligado ao Departamento de Trânsito.

Ao longo do mês, os agentes colocaram em prática o treinamento realizado ao fim de 2022 durante o curso de formação e em ações conjuntas junto à Brigada Militar. Os profissionais estão aptos e autorizados para a fiscalização e lavratura de autos de infração. Entre estas operações, a orientação em locais e dias de eventos públicos, onde o trânsito de veículos e pedestres costuma ser maior.

Orientação e prevenção

O Secretário de Administração e Segurança Pública, César Augusto Pereira da Silva, diz ser prematuro falar em números, mas que não há dúvidas de que o serviço agregará ao dia a dia de Estrela. “Não queremos passar a falsa ideia de que este seja um serviço criado apenas com fins arrecadatórios junto à população. Pelo contrário, trata-se de um serviço muito mais voltado a orientar e educar as pessoas a respeitarem os princípios básicos de trânsito, como utilização do cinto, não falar ao celular ao dirigir e outras irregularidades”.

Conforme Silva, os profissionais também atuam na fiscalização de veículos em péssimas condições, na identificação de condutores inabilitados ou mesmo de fugitivos da polícia e da justiça. “O que por si só já previne acidentes ou mesmo ajuda no combate a crimes mais graves como o roubo de veículos”, comenta, ao exemplificar o recente acidente envolvendo um carro roubado em fuga que vitimou um homem na Rota do Sol.

Ações

Para o coordenador de Trânsito Frederico Diehl, o serviço dos agentes já trouxe resultados, bem como a presença deles já foi percebida pela população. “Os profissionais passaram os últimos dias quase que diretamente no apoio ao trânsito na RS-129, onde equipes trabalham na ciclovia entre Estrela e Imigrante. O trabalho dos agentes visa proporcionar mais disciplina, orientação, fiscalização e segurança a motoristas e pedestres”, explica.

O coordenador citou os números de uma das operações conjuntas realizadas com a Brigada Militar, ocorrida na metade do mês. Na ocasião, em menos de três horas foram feitas 17 abordagens, sendo cinco motos e 12 veículos. Destes, seis foram autuados por alguma irregularidade. “Foram parados carros que chamaram a atenção por estarem em mau estado de conservação, inclusive em situações que representam perigo aos próprios condutores e passageiros, como também por realizarem manobras perigosas, ou mesmo estarem os ocupantes sem cinto de segurança ou capacete”, ressalta.

Área escolar

De acordo com o Departamento, os agentes Rodrigo dos Santos Barreto, Júlio Andrei Mattes e José Luís Schmidt deverão atuar de maneira mais constante nos próximos dias e semanas em áreas junto a escolas, tendo em vista o período de retorno às aulas e como forma de percepção de problemas rotineiros nos diferentes locais escolares. Os agentes também atuarão em operações quinzenais com a Brigada Militar do município.

- publicidade -