Equipe de gestão e sucessão da Languiru recebe qualificação

1442
Estiveram aptos a receber certificado 18 participantes, entre associados, empregados e integrantes do núcleo familiar de associados / Crédito: Leandro Augusto Hamester / Divulgação

Com o intuito de auxiliar na formação profissional dos associados e de prepará-los para concorrer a cargos conexos aos conselhos conforme o Estatuto Social, a Languiru concluiu mais uma etapa do Programa de Formação em Gestão e Sucessão de Cooperativas.

A solenidade de formatura aconteceu na quarta-feira (1º/2) na Associação dos Funcionários da Languiru, em Teutônia, com a presença de familiares e convidados. Estiveram aptos a receber o certificado 18 participantes, entre associados, empregados e integrantes do núcleo familiar de associados.

Na noite também ocorreu o lançamento do projeto Resíduo Solidário Languiru, que busca a conscientização para cuidados com o meio ambiente, especialmente quanto ao descarte de resíduos.

A iniciativa conta com a parceria da empresa Plastiweber e prevê a coleta de resíduos que darão origem a recursos financeiros, valores esses que serão convertidos em ações sociais para entidades beneficentes.

Aprendizado e gratidão
Falando em nome da turma, a oradora Carina Stevens agradeceu pela oportunidade e destacou a diferença de faixa etária dos colegas e o aprendizado mútuo que obtiveram.

“Contamos com professores maravilhosos, que nos ensinaram a olhar para o futuro, nos alertaram quanto às leis, nos fizeram entender como funciona a estrutura da cooperativa, nos ensinaram que precisamos prestar atenção nas pessoas, trabalhar em equipe e compreender os desafios da sucessão. O sentimento é de gratidão por tudo que vivemos”, pontuou.

A professora paraninfa, Bernardete Billo, parabenizou a turma pela dedicação. “Tivemos a oportunidade de aprender a dizer o que pensamos e sentimos sem magoar, com empatia e assertividade. Vimos que, em se tratando de sucessão familiar, todos os herdeiros querem a mesma coisa: que a propriedade cresça, frutifique e prospere, cada um com as suas estratégias. Precisamos investir no diálogo, na escuta, para criarmos pontes de conexão e cercas para darmos limites”, acentuou.

Futuro
O presidente da Languiru, Dirceu Bayer, se disse orgulhoso em estar à frente de uma cooperativa com visão de futuro, valorizando as possibilidades de qualificação.

“Sem dúvida vocês saem desse curso melhores do que entraram, o que é uma de nossas motivações para seguirmos ofertando essa oportunidade aos associados e empregados. O curso também materializa o desejo da Languiru em formar cidadãos de bem. Parabéns pelo profissionalismo de vocês nessa busca por conhecimento e a visão para implantar ferramentas de gestão na empresa e nas suas propriedades rurais”, ressaltou.

A representante da Reitoria da Univates, Cíntia Agostini, valorizou o trabalho de parceria entre a Languiru e a universidade. “A aposta que a cooperativa faz na qualificação é olhar para frente, para quem vai dar seguimento à Languiru por muitos anos. As pessoas passam, mas a organizações e o Vale do Taquari ficam. O tema da sucessão é desafiador e, ao mesmo tempo, oferece inúmeras oportunidades.”

Representando a Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul (Sistema Ocergs-Sescoop/RS), Tarcísio Minetto parabenizou a Languiru pelo projeto. “Esse grupo teve uma oportunidade diferenciada de buscar conhecimento e vivência, o que só o cooperativismo é capaz de fazer. A preparação das pessoas é fundamental, diferenciando o sistema cooperativo brasileiro.”

O Programa de Formação em Gestão e Sucessão de Cooperativas é fruto da fusão dos cursos de Sucessão Familiar e de Gestão e Liderança Cooperativa, que em edições anteriores eram desenvolvidos separadamente. O novo formato foi implementado em 2022 e contou com 13 encontros, que totalizaram 100 horas/aula.

Os diferentes módulos trataram, entre outros, sobre a identidade cooperativista, princípios do cooperativismo e sentimento de pertencimento; governança, liderança e gestão de pessoas; direito e legislação cooperativa, sistemas de controle, produção e logística, noções de contabilidade e gestão de conflitos.

O curso é ofertado anualmente pela Languiru de forma gratuita para associados e empregados, com parte do investimento custeado pelo Sescoop/RS e tendo a Univates como entidade de ensino executora.

- publicidade -