Projeto Cada Jovem Conta inicia ano com palestra em Lajeado

279
Créditos: Divulgação

Os profissionais envolvidos no Projeto Cada Jovem Conta, do Pacto Lajeado Pela Paz, participarão de palestra ministrada pelo doutor em Educação, Jorge Trevisol, nesta quarta-feira (8/2). O encontro dá início às atividades de 2023 e acontece no auditório do prédio 16 da Universidade do Vale do Taquari (Univates), a partir das 13h.

A coordenadora do Pacto Lajeado Pela Paz, Tânia Fröhlich Rodrigues, considera o programa uma rede de pessoas unidas com o intuito de transformar de forma positiva a realidade dos jovens, proporcionando novas oportunidades. “Para manter este grupo de pessoas fortalecidas de forma individual e também coletiva, nós do Pacto pensamos em proporcionar um momento de autocuidado e fortalecimento para os integrantes da rede” afirma Tânia.

A programação inicia com a palestra de Trevisol, que abordará o tema “Cuidar de si para cuidar dos outros”. Conforme Tânia, os encontros com o palestrante proporcionam uma reflexão sobre o amor interno e a jornada que é possível fazer em relacionamentos com o próximo.

A outra palestrante do dia será a psicóloga Graziela Ely, autora do livro “Sonhos existem para serem realizados”, cujo título nomeia a palestra. A profissional também apresentará registros fotográficos e os olhares e histórias que existem por trás de cada imagem durante o debate.

Conheça o programa

O Cada Jovem Conta faz parte do Programa Pacto Lajeado Pela Paz, do Executivo Municipal, e busca a prevenção secundária com intuito de identificar prematuramente adolescentes e jovens com comportamentos de risco, além de desenvolver ações integradas entre as áreas de Educação, Assistência Social, Cultura, Esporte e Lazer para prevenir a evolução destes comportamentos.

Dentre seus objetivos estão reduzir a evasão escolar, fomentar o desenvolvimento de fatores positivos e aumentar os fatores protetivos, ampliar as oportunidades oferecidas aos jovens e fortalecer o vínculo familiar entre as crianças e adolescentes e suas famílias.

As crianças e adolescentes incluídos no programa são acompanhados por um grupo de profissionais das Secretarias de Educação, Saúde, Desenvolvimento Social, Esporte, Cultura e Lazer, da 3ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), do Conselho Tutelar, do Ministério Público, da Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam), da SLAN e da Associação Marinês.

Os chamados territórios do programa foram definidos por meio de um índice de vulnerabilidade escolar calculado pelos dados de repetência, evasão e distorção idade/ano.

Confira a programação do evento:

13h – Recepção
13h15 – Abertura
13h30 – Palestra “Cuidar de si para cuidar dos outros”, com Jorge Trevisol
15h30 – Intervalo
15h45 – Palestra “Sonhos existem para serem realizados”, com Graziela Ely
17h – Encerramento

- publicidade -