Estrela investe em sinalização inteligente para desafogar vias principais

306
Semáforo da Avenida Rio Branco recebeu uma aplicação de mais de R$ 170 mil / Crédito: Marcos Vinícius Bilhar

A Administração de Estrela tem feito projeções para a infraestrutura de suas ruas com o objetivo de melhorar o trânsito da cidade. Dos investimentos planejados, dois já estão sendo realizados. O semáforo da Avenida Rio Branco recebeu uma aplicação de mais de R$ 170 mil. O objetivo é melhorar a tecnologia e facilitar a vida dos motoristas.

O encontro das ruas Coronel Müssnich e Coronel Brito, e das paralelas Marechal Floriano e Venâncio Aires (um dos gargalos do trânsito de Estrela) está em andamento e prevê a instalação dos novos equipamentos. Inicialmente, dois pontos serão beneficiados, nos cruzamentos da Avenida Rio Branco com a Rua Balduíno Pedro Vier, e também da mesma avenida com as ruas Coronel Müssnich e Nilo Peçanha. 

Após a instalação de câmeras, os semáforos poderão administrar o período de atividade em modo aberto ou fechado conforme o fluxo de veículos em trânsito nas respectivas vias.

Agentes de trânsito
Os agentes de trânsito de Estrela completaram um mês de operação em fevereiro. Conforme o secretário de Administração e Segurança Pública, César Augusto Pereira da Silva, o grupo aprende com o trabalho, na prática do dia a dia. “A gente espera que eles possam contribuir com a cidade e com o fluxo de veículos”, afirma.

Silva enxerga como problemas “crônicos” a serem solucionados rapidamente, como o estacionamento rotativo em alguns pontos da cidade, que vem sendo utilizado por trabalhadores de locais próximos, para ficar de quatro a cinco horas, e podem ser fiscalizadas pelos agentes.

Mobilidade
Outro ponto que recebeu investimentos é a faixa de segurança do IMEC que será mudada de posição. No Bairro Boa União, concessionária que controla a Rota do Sol fará uma rotatória para trazer maior fluidez ao trânsito.

Videomonitoramento
Conforme Silva, serão adquiridas mais duas câmeras de videomonitoramento, nos acessos ao interior. Até o término da gestão atual de Estrela, o plano é de colocar mais quatro ou cinco equipamentos em pontos estratégicos para melhorar a segurança. “A nossa ideia é fazer um cercamento de Estrela de fato, não só a área urbana mas também rural”, pontua.

- publicidade -