Univates busca 500 voluntários para pesquisa sobre suicídio no Vale do Taquari 

274
A pesquisa será feita com 360 pessoas que já tentaram cometer suicídio e 500 pessoas da comunidade / Crédito: Divulgação Univates

A Univates procura 500 voluntários para participar do estudo coordenado pelo Centro Sueco de Pesquisa de Suicídio e Prevenção de Doenças Mentais (NASP, sigla em inglês) e pelo Instituto Karolinska, da Suécia. Qualquer pessoa entre 18 e 65 anos que resida em um dos 36 municípios do Vale do Taquari pode participar.

Os integrantes devem possuir algum meio de deslocamento até o campus da Univates (Av. Avelino Talini, 171 – Bairro Universitário, em Lajeado). O estudo ocorre em Lajeado, no Laboratório de Pesquisa Translacional em Comportamento Suicida (Lapets), ligado ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas (PPGCM). O psiquiatra, professor e pesquisador Flávio Shansis será o encarregado da ação.

A pesquisa será feita com 360 pessoas que já tentaram cometer suicídio e outras 500 do grupo-controle. Os voluntários são necessários para entender as características da população do Vale. No momento, o número de voluntários acompanhados nos dois grupos é de 106.

A fase que prevê a coleta de dados nos casos de pessoas que tenham tentado suicídio iniciou em março 2021 e aconteceu nas áreas de Urgência e Emergência do Hospital Bruno Born (HBB) e da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h de Lajeado.

Nas etapas seguintes da pesquisa, serão feitas comparações entre elementos comportamentais e genéticos na região, e também internacionalmente, com populações de outras partes do mundo em que a pesquisa está sendo realizada.

O estudo já foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (Coep) da Univates. A participação dos voluntários inclui a resposta a questionários e a opcional coleta de sangue. A equipe conta com profissionais e pesquisadores treinados para acompanhar os participantes durante todo o processo.

Como participar? 

Os interessados devem entrar em contato pelo WhatsApp (51) 99848-8711 para receber informações e orientações iniciais.

Importância do tema para o Vale 

Conforme Flávio Shansis, a temática é importante para os Vales do Taquari e Rio Pardo, uma vez que estes concentram altas taxas de suicídio. O professor afirma também que a abordagem científica visa esclarecer hipóteses, e o trabalho é fundamental para compreender o porquê de as pessoas tentarem suicídio. “Em longo prazo, espera-se que possamos contribuir para a diminuição dos índices de suicídio nos Vales do Taquari e Rio Pardo, talvez com a implementação de políticas públicas de prevenção”, pontua.

Flávio Shansis

Para o docente, os dados da pesquisa já contribuem para a formação de recursos humanos acerca do tema do suicídio, bem como seu tratamento e prevenção.

- publicidade -