Em vídeo, presidente da Languiru reconhece dificuldades e reforça reestruturação

Vídeo foi postado no YouTube, seguido de breve comentário.

3194
Presidente da cooperativa gravou nota reforçando medidas de reestruturação. Créditos: Divulgação/YouTube

Após divulgação de vários rumores sobre a saúde empresarial da Cooperativa Languiru, a mesma emitiu, na manhã desta quinta-feira (16/2), nota oficial sobre o assunto. Por volta do meio dia, a cooperativa reforçou sua posição em vídeo publicado no YouTube, no qual o presidente Dirceu Bayer prestou esclarecimentos diretamente ao grupo que intitulou de “querida família Languiru”.

Bayer tranquilizou os produtores e associados com relação aos boatos veiculados, os quais chamou de fake news (notícias falsas) e inverdades que apenas teriam o objetivo de denegrir a imagem da cooperativa. “Estamos com o nosso programa de reestruturação em vigor, mas ele é amplo e, por isso, muitas vezes não simpatiza com muitos que são contra a Languiru”, pontua.

O presidente afirmou “com segurança e tranquilidade” que os produtores serão preservados, todos os pagamentos continuarão sendo realizados em dia e, da mesma forma, o sistema bancário e os colaboradores. “É verdade que diante da dificuldade que estamos encontrando, momentânea, estamos renegociando alguns débitos com fornecedores e prestadores de serviço. Mas é uma nova programação de pagamentos”, relata.

Bayer se disse ciente de que o programa de reestruturação gerou dúvidas em relação aos contratos, mas que a cooperativa está imbuída seriamente em executá-lo. “É necessário, tendo em vista a dificuldade dos prejuízos que temos, principalmente na suinocultura e avicultura. Esses prejuízos vêm se acumulando nos últimos dois anos e não vimos grandes expectativas de melhora. Por isso, instituímos esse programa, que visa colocar a Languiru em um novo momento, que nos traga expectativas favoráveis”, comenta.

O empresário afirmou que providências estão sendo tomadas no dia a dia, bem como novos estudos para aumentar o desempenho da empresa, principalmente na parte financeira.

“Portanto, reconhecemos a dificuldade. A Languiru, em muitas oportunidades, está atrasando pagamentos, mas eles estão sendo renegociados. É um momento que exige isso, então muitas mudanças estão sendo feitas no nosso sistema, tanto nos departamentos de consumo como do varejo que vão, de certa forma, atingir o produtor, mas acima de tudo ele será preservado e a Languiru continuará firme nesse propósito”, enfatiza.

Bayer pontua que a empresa não dará ouvidos ao que dizem. “Na verdade, a Languiru deve prestar contas aos associados e, por isso, estamos nos dirigindo a você: se existe eventualmente alguma dúvida, venha até nós, que iremos posicioná-los para a tranquilidade de todos. Já divulgamos os programas aos nossos associados em reuniões anteriores, mas se for o caso poderemos fazer mais uma reunião-almoço, quem sabe, para deixar tudo claro. É nossa transparência que tem sido característica”, ressalta.

“Mesmo com a mudança feita em alguns cargos, que também repercutiu negativamente, nós temos uma equipe disposta a encarar esses desafios – estamos mobilizados, discutindo alternativas para amenizar esse impacto negativo, principalmente no segmento aves e suínos”, argumenta.

O presidente ponta que em breve a empresa poderá mostrar o resultado da reestruturação aos associados. “A Languiru é muito grande, tem um parque industrial novo, moderno, e isso nos dá condições de não precisarmos investir nesse segmento. O momento atual é de dificuldade, que acreditamos que dure, talvez, três meses. Depois, estaremos em uma nova fase e queremos compartilhar tudo com o associado, que é o dono da cooperativa”, enfatiza.

Junto ao depoimento, na descrição, está escrita a seguinte mensagem:

“Há cerca de um mês, a Languiru reuniu seus associados, público que deve acompanhar os fatos relacionados a sua cooperativa. Com foco na transparência, convidou também imprensa e autoridades. Na ocasião, mostrou as sérias dificuldades do segmento de carnes, e de forma proativa, o Plano de Reestruturação para fazer frente a esse momento. Além das ações principais apresentadas, a direção deixou claro que várias ações suplementares específicas seriam necessárias. Algumas dessas ações têm sido alvo de dúvidas, ou até interpretações erradas. Além disso, novamente, de forma oportunista, têm sido ambiente ideal para o surgimento de inverdades. O melhor remédio: a posição oficial da cooperativa, na palavra do seu principal representante, o presidente Dirceu Bayer”.

Confira o comunicado na íntegra:

Languiru lançou informativo nesta quinta (16/2).
- publicidade -