APL Alimentos e Bebidas VT planeja ações: treinamento, rodada de negócios e visitas técnicas

1049
Créditos: APL AB VT / divulgação

Os representantes das empresas engajadas ao Arranjo Produtivo Local (APL) Alimentos e Bebidas Vale do Taquari e apoiadores tiveram o primeiro encontro deste ano na quinta-feira (16/2). Os gestores traçaram os principais trabalhos ao longo do ano, com ênfase em treinamento, rodadas de negócios e visitas técnicas.

Pesquisa produzida pelo APL apontou qual é a carência de cursos de capacitação profissional. O planejamento estratégico foi o tema mais votado, com 53% dos votos, seguido de fluxo de caixa, negociação e compras e orçamento. Os empresários ainda puderam sugerir assuntos, como gestão de pessoas, avanços tecnológicos e preparação de lideranças.

A coordenadora do Arranjo, Aline Eggers Bagatini, explicou a dinâmica dos treinamentos. A proposta é iniciar pelos temas mais votados. “Uma empresa do Arranjo, com experiência no assunto escolhido, vai receber o grupo e falar como utiliza a ferramenta na prática. Vamos aproveitar para visitar instalações da empresa e criar um momento de integração. Quem tiver o interesse e quiser se aprofundar no assunto, o APL conta com apoio de instituições de ensino que poderão auxiliar nesses casos”, explicou.

A primeira visita técnica está programada para ocorrer em abril ou maio, sem data definida até o momento. A direção do APL apresentou ainda um cronograma com sugestões de eventos, como a visita ao Instituto Caldeira, ao IEL LAB, ao Senai Alimentos e Bebidas, ao South Summit, a Jornada da Alimentação e outros eventos de inovação pelo país e até no exterior.

Outra ação que o APL pretende organizar é uma rodada de negócios para o mês de junho. A ideia é reunir as empresas interessadas, e convidar restaurantes, mercados, padarias, possíveis clientes, para conversar com esse grupo. O Sebrae, que auxilia na governança, deve coordenar o trabalho.

No planejamento para 2023 está previsto inclusive o Café com Empresas. A ideia surgiu para aproximar ainda mais os empreendedores que aderiram ao APL. “Queremos visitar a empresa, conhecer a história, as conquistas, quais as dificuldades que enfrentaram ao longo do tempo. Muitas vezes buscamos inspiração fora, mas temos grandes cases aqui mesmo, em empresas de todos os portes e queremos saber o que deu certo, o que não deu certo, e como a empresa fez para superar tudo isso”, ressaltou Aline.

- publicidade -