Educação de Lajeado implementa plataforma de aprendizagem de matemática

Supervisores pedagógicos e equipes diretivas receberam qualificação nesta quinta.

393
Plataforma visa potencializar o ensino na matemática de forma lúdica, envolvente e com significado. Créditos: Laura Mallmann/Prefeitura de Lajeado

A plataforma educacional israelense Matific, voltada para a gamificação on-line de conteúdos de matemática, está sendo implementada neste ano nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) de Lajeado. O município é o primeiro do Estado a adquirir o programa para alunos do 1º ao 9º ano da rede municipal.

A Secretaria de Educação (SED) iniciou, nesta quinta-feira (23/2), a formação do programa Matific para supervisores pedagógicos e equipes diretivas das EMEFs. O próximo passo será a formação de professores.

O assessor pedagógico da Matific e responsável pelas formações, Cristiano Rodolfo Tironi, explica que a plataforma israelense está presente em mais de 65 países e trabalha a matemática por meio de jogos interativos para motivar alunos a se interessarem pela matéria.

Os professores têm monitoramento instantâneo do desempenho dos alunos e, com isso, conseguem avaliar o processo de ensino-aprendizagem a curto e longo prazo. A plataforma também possibilita criar planos de aula com organização diária, semanal e mensal, no qual o professor consegue planejar quais conteúdos serão aplicados no período.

A Secretaria de Educação também pode gerar relatórios por meio da plataforma para verificar quais são os acertos e quais as principais dificuldades apresentadas pela rede municipal e determinar planos de ação. A plataforma já está alinhada às habilidades do currículo da rede municipal, que por sua vez estão alinhados à Base Nacional Comum Curricular.

Tironi ressalta que a plataforma permite a personalização de conteúdos de acordo com a dificuldade de cada um. Segundo ele, nas atividades gamificadas, os alunos tendem a tentar mais vezes até solucionar a questão e se motivar ainda mais sobre a matéria.

Plataforma explora atividades para aprendizado personalizado e adaptativo. Créditos: Matific/Divulgação
- publicidade -