Estrela promove mutirão de vacinação no sábado

342
Aplicação das vacinas contra a covid-19, em suas diferentes escalas e doses, poderão ser feitas neste sábado / Crédito: Rodrigo Angeli / Governo de Estrela / Divulgação

Na manhã de sábado (4/3), das 8h às 12h, a Secretaria de Saúde de Estrela realizará um mutirão de vacinação. Todos os imunizantes de rotina do SUS e os do Calendário Nacional estarão disponíveis. Os munícipes poderão buscar as unidades do Bairro Central (Rua General Osório, nº 427; telefone 3981-1118) e do Bairro Boa União (Rua Padre José Junges, nº 97; telefone 3190-1250).

A aplicação da vacina bivalente da Pfizer para maiores de 70 anos, iniciada na semana passada, é uma das novidades que o mutirão deseja integrar a partir deste fim de semana.

A imunização contra a covid-19 para as demais faixas etárias serão divididas: bebês e crianças a partir dos seis meses aos 11 anos serão no Posto da Boa União; para jovens e adultos com 12 anos ou mais, no Posto Central do Bairro Oriental. Em todos os casos, os cidadãos devem levar a carteira de vacinação e documento com CPF.

Regras

Fora do mutirão, a vacinação contra o coronavírus segue regras, datas e horários diferenciados. Crianças maiores de seis meses a quatro anos devem fazer a vacina pediátrica. Para facilitar o acesso, a vacinação acontece nas segundas e sextas-feiras, sem a necessidade de agendamento prévio. A ação acontece no posto de saúde da UBS do Bairro Boa União, das 8h às 15h – sem fechar ao meio-dia. A imunização de crianças de cinco a 11 anos é realizada nas sextas-feiras, também na UBS do bairro e no mesmo horário.

Já a vacinação de jovens acima de 12 anos e adultos acontece todos os dias, no mesmo horário (das 8h às 15h), na UBS do Bairro Boa União. A vacinação bivalente é realizada diariamente, das 8h às 15h, igualmente no Posto do Boa União. Para esta, é preciso ter duas doses anteriores da vacina covid e respeitar um intervalo de 4 meses.

Para o caso da aplicação da D2 e das doses de reforço (D3 e D4) são exigidos a carteira de vacinação entregue por ocasião da D1 e documento de identificação com CPF, bem como o Cartão Nacional do SUS.

Números

De acordo com a Secretaria de Saúde, Estrela já aplicou um total de 28.689 primeiras doses (D1), e 27.553 segundas doses (D2), deixando o índice acima dos 90% considerado como ideal. Contudo, os números caem para menos da metade no caso da terceira dose (D3), hoje em 14.205, e ainda mais para o total de doses quatro (D4) aplicadas, que atualmente encontra-se em 4.926. No momento, 66 pessoas com 70 anos ou mais já tomaram a dose bivalente.

- publicidade -