Situação da Cooperativa Languiru repercute na tribuna da Câmara de Westfália

632

A crise vivida pela Cooperativa Languiru foi pauta de discursos na tribuna da Câmara de Westfália na segunda-feira (6/3). Anelise Horst (MDB) se disse preocupada com a situação. Segundo ela, o município será afetado de forma direta. “Por isso me sinto no dever de vir a público falar dos fatos, como agente pública fiscalizadora, representando os munícipes associados, funcionários, credores e fornecedores de bens de serviços da cooperativa”, aponta.

Diz não estar fazendo julgamento de qualquer ordem ou procurando culpados. Sugeriu que o poder Executivo oportunize à Cooperativa apresentar as suas colocações aos gestores dos municípios diretamente envolvidos. “Principalmente pelo fato de terem sido investidos recursos públicos na planta de abate do município e por uma considerável parcela da população do município ter algum vínculo com a cooperativa”, pontua.

Evanir Baller (Progressistas) também se mostrou preocupado. “O impacto com a mão de obra no município seria enorme, caso a planta viesse a parar com as atividades produtivas. Por isso precisa ser visto com muita cautela”, avalia. Desejou que a cooperativa possa “se reestabelecer e voltar a ser uma empresa de credibilidade”.

Pedidos de reparos

Fazendo uso da tribuna, o vereador Jucimar Docena (PDT) disse ter solicitado placas para as ruas que foram nomeadas recentemente, e que elas serão instaladas a partir do dia 7 de março.

Carlos Möllmann (Progressistas) repassou à Secretaria de Obras pedidos de munícipes por reparos nas estradas devido a grande quantidade de chuva dos últimos dias que gerou estragos. Solicitou ainda a manutenção no caminhão da água, e a disponibilidade de uma máquina abastecida com combustível para alguma eventual necessidade de plantão.

Evanir Baller solicitou a limpeza dos boeiros que se encontram obstruídos. Tais Rückert (PDT) reforçou o pedido de limpeza de terrenos baldios, e destacou que os munícipes que não o fizerem terão de pagar os custos da limpeza.

Errata

Na matéria anterior sobre a Câmara de Vereadores de Westfália foi dito que o vereador Jucimar Oneide Docena havia viajado junto com a comitiva westfaliana para Brasília. No entanto, o vereador não fez parte no grupo que viajou à capital federal. Pedimos desculpas pelo engano.

- publicidade -