Cooperativas escolares praticam a intercooperação

713
Alunos exerceram a intercooperação / Crédito: Divulgação

A terça-feira (7/3), foi especial para o cooperativismo escolar em Teutônia. A Eccuart, cooperativa escolar da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Dom Pedro I, da Linha Clara, recebeu a visita de 65 alunos da Escola Municipal Leo Pedro Schneider, de Poço das Antas. Eles foram acompanhados pela professora orientadora Carina H. B. Welter e outros profissionais.

A turma poçoantense está em processo de criação de sua própria cooperativa escolar. Assim, visitaram a escola de Teutônia para conhecer o funcionamento e organização da Eccuart, que já desenvolve suas atividades cooperativas há 25 anos.

Esta integração remete ao 6º princípio do cooperativismo: a Intercooperação. Os alunos de Poço das Antas puderam conhecer melhor como funciona uma cooperativa escolar. Já os alunos da Eccuart aprenderam com a integração, pois tiveram que organizar a apresentação detalhada do seu trabalho na Eccuart bem como preparar e explicar uma dinâmica de integração.

Durante este dia, foi possível aprender e refletir juntos sobre cooperação, respondendo às perguntas uns dos outros e descobrindo formas de trabalhar para um objetivo comum.

Tanto entre os alunos e professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental Leo Pedro Schneider, quanto dos alunos e professores da ECCUART, foi evidenciado o resultado positivo do encontro. O trabalho em equipe foi mencionado diversas vezes e ficou como destaque do dia. “Como Cooperativas Escolares que somos, crescer e melhorar juntos é o que temos de melhor”, comenta a professora coordenadora da Eccuart, Angelita Lohmann.

Segundo a diretora da EMEF Leo Pedro Schneider, Isolete B. Wolfart Lindemann “conhecer de perto as atividades desenvolvidas pela Eccuart foi muito produtivo. “Pois nossos alunos, mesmo sendo mais novos em idade, puderam experimentar um pouco de uma cooperativa escolar que tem uma longa caminhada. A dinâmica vivenciada no dia, mostrou a capacidade de cooperar de nossos tão jovens alunos”, opina.

Conforme a diretora, após muito tempo de estudo e preparação até o fim deste primeiro semestre, a escola planeja fundar a cooperativa escolar UniLeo, que será a primeira cooperativa escolar do município de Poço das Antas. “Mais uma vez percebemos o quanto as parcerias são importantes, entre escolas, cooperativas apoiadoras e municípios. Fica o nosso agradecimento em nome da escola, e especialmente dos alunos da UniLeo, à Escola Dom Pedro I e à ECCUART, por nos receber. Também à Secretaria de Educação de Poço das Antas e ao Sicredi que, por meio do Programa Cooperativas Escolares, nos apoiam nessas iniciativas”, declara.

Dinâmicas integraram o encontro / Crédito: Divulgação
- publicidade -