Feira da Saúde oferece exames e orientações à população de Estrela

Evento idealizado pela Secretaria Municipal de Saúde de Estrela contou com o apoio das pastas da Infraestrutura Urbana; Desenvolvimento Social e Habitação; e do Turismo, Cultura, Esporte e Lazer

406
– Noeli pediu para a maquiadora Dionara Geske para ficar com a aparência de Cláudia Raia: diversão e autoestima para a dona de casa Crédito: Rodrigo Nascimento/ AI


O Governo de Estrela, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou no sábado (11/3) a primeira edição da “Feira da Saúde”. A ação, idealizada pela equipe técnica da Estratégia em Saúde da Família (ESF) do Bairro Moinhos levou para a comunidade diversos serviços nas áreas da saúde, bem-estar social e entretenimento. O evento contou com a participação das secretarias de Infraestrutura Urbana; Desenvolvimento Social e Habitação e Turismo, Cultura, Esporte e Lazer. Exames de rastreamento, visão, orientações para a eliminação do mosquito da dengue e até mesmo passeios de Estrelito figuraram entre as atrações da primeira edição da Feira da Saúde.

Aproveitando a oportunidade, a dona de casa Noeli Ribeiro da Rosa colocou em dia o exame pré-câncer de colo de útero, realizado pela equipe da ESF Moinhos. “Imagine que fazia quatro anos que eu não realizava esta coleta. Achei muito importante esta iniciativa da prefeitura, uma vez que eu pude, em pleno sábado, ter acesso a este procedimento”, conta. Além disso, dona Noeli realçou o visual com uma maquiagem especial, presente dos parceiros do evento. “Eu só vou sair daqui parecida com a Claudia Raia”, brinca a dona de casa, ao dizer que estava muito feliz com o tratamento especial, tanto na área da saúde quanto da beleza.

Quem também aproveitou o evento para se “dar” um passeio de Estrelito foi a dona de casa Leonilda da Silva. Atualmente, ela reside em São José do Herval, mas vínculos familiares a levam a Estrela, para visitar filhas e sobrinhas. Na manhã do último sábado, na companhia do neto Miguel Luís dos Santos, eles passearam pelas ruas do Bairro Moinhos. “Uma atividade como esta não faz bem apenas para o corpo, mas sim, para toda nossa vida. Estamos muito felizes em participar”, revela a avó de Miguel. Timidamente, o menino acena com o polegar direito, fazendo o sinal de positivo, para avaliar o passeio na carona do Estrelito.

A Feira da Saúde contou com diversos atendimentos nas áreas do bem-estar social e saúde. Na próxima quinta-feira (16/3) as equipes se encontram na ESF do Bairro das Indústrias, no turno da tarde. A feira ocorre das 13 às 16h30min.

Melhora nos indicadores

De acordo com o secretário municipal da Saúde de Estrela, Celso Kaplan (Lelo), o projeto “Feira da Saúde” surgiu da necessidade apontada pela equipe técnica do ESF Moinhos. “A função da Estratégia em Saúde da Família é mapear e melhorar os indicadores da população que é atendida. No caso do Bairro Moinhos, o grupo de profissionais sugeriu a realização do evento, como forma de ampliar a atenção A estas necessidades”, pontua.

Lelo explica que a parceria com as demais secretarias foi buscada, como maneira de reforçar o trabalho de unidade do Governo de Estrela, assim como viabilizar atividades nas áreas do lazer e demais serviços da área social. “Hoje aqui conseguimos viabilizar muitas coisas para a população e isso é um dos objetivos do Governo, descentralizar serviços e levar a Administração para perto de nossas pessoas”, complementa o secretário.

- publicidade -