Projeto de pesquisa da Univates seleciona voluntárias para estudos sobre violência doméstica 

O projeto é vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas (PPGCM).

214
Toda a pesquisa acontecerá presencialmente na Univates, sendo apenas um encontro de aproximadamente três horas Crédito: Ilustrativa/ Unsplash

A Universidade do Vale do Taquari (Univates) está recrutando de mulheres entre 18 e 60 anos de idade para participar de uma pesquisa que tem como objetivo avaliar o impacto da violência contra as mulheres perpetrada por parceiros íntimos. O projeto é vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas (PPGCM).

Conduzido pela mestranda Denise Bisolo Scheibe e pela professora doutora Joana Bücker, esse estudo faz parte do projeto de pesquisa de mestrado de Denise, que visa avaliar o impacto da violência sofrida por mulheres em aspectos como reserva cognitiva e memória emocional. Os critérios para participação das voluntárias são: ter entre 18 e 60 anos, ter sofrido alguma violência causada por parceiro íntimo (psicológica, física, sexual, patrimonial ou moral) e não estar mais com o agressor.

As pesquisadoras avaliarão o impacto da experiência traumática no funcionamento cognitivo e nos marcadores de estresse crônico em mulheres que foram vítimas de violência por parceiro íntimo, por meio da coleta de sangue e de testes neuropsicológicos, e depois realizarão comparações com aquelas mulheres sem histórico de violência. “Nossa hipótese é que essa experiência, traumática esteja associada a um prejuízo cognitivo (memória, atenção, inteligência) e da memória emocional (relacionado a situações com carga emocional) em mulheres vítimas de violência por parceiro íntimo”, explica Denise. 

A pesquisa acontece presencialmente na Univates, sendo apenas um encontro de aproximadamente três horas (variando de acordo com o ritmo da avaliação). As participantes da pesquisa têm garantido o sigilo de todas as informações prestadas às pesquisadoras. 

Concomitante à seleção de grupo de mulheres acontece a seleção permanente de voluntários que não tenham as condições pesquisadas (mulheres e homens que não tenham sofrido violência) para a composição do grupo de controle.  Podem participar pessoas com idade entre 18 e 69 anos, de ambos os sexos. Os participantes não terão custos com a participação na pesquisa e, ao final, receberão uma cartilha com informações referentes à memória e atenção. O grupo aceita o ingresso de voluntários permanentemente. 

Para se inscrever, basta entrar em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (51) 99494-1705 demonstrando o interesse em participar da pesquisa. 

- publicidade -