Dia Mundial da Poesia será celebrado pela Univates com oficinas na próxima semana 

As poesias que serão expostas no campus da Univates contarão com versos de escritores da região e de outros poetas reconhecidos. 

449
Crédito: AI

Comemorado na terça-feira (21/3) o Dia Mundial da Poesia foi escolhido para homenagear a poesia, promover a diversidade das línguas e intensificar as trocas entre culturas.  A data também oportuniza que novos autores sejam conhecidos pela sociedade, além de homenagear grandes autores. O Núcleo de Cultura da Universidade do Vale do Taquari (Univates) promove, com a parceria e curadoria da Academia Literária do Vale do Taquari (Alivat), a instalação intitulada “Poesia salva”.

Em ação conjunta com o curso de Letras da Universidade, no dia 29 de março será promovida uma oficina de elaboração de poesias ministrada pela professora doutora Rosiene Haetinger, no jardim entre os Prédios 2 e 7 da Univates, das 17h às 18h. O evento é voltado para o público feminino. Também serão distribuídos marcadores de textos pela Biblioteca Univates.

Ainda, com o objetivo de sensibilizar para a data quem passa pelo campus, poesias serão expostas nos Prédios 7, 8, 9, 11, 16, saguão da Biblioteca e do Teatro Univates, em formato impresso e também por meio de projeções. As poesias que serão expostas no campus da Univates contarão com versos de escritores da região e de outros poetas reconhecidos. 

“A ideia é apresentar o material nos corredores da Universidade, para que possa ser visto por toda comunidade que utiliza essas rotas de passagem e espaços de ocupação acadêmica”, explica Mariana Heemann Betti, coordenadora do setor de Cultura e Eventos da Univates. 

“A presença da poesia no campus será visual e reflexiva. A intenção é provocar a leitura e a interação das obras com o leitor, que elas estejam colorindo o campus e deixando o ambiente mais poético, ou seja, chamando a atenção do público. Também queremos trazer visibilidade para novos poetas e respaldar os que já se fazem presentes no imaginário da comunidade do Vale”, complementa a gestora. 

- publicidade -