16º Viva o Taquari-Antas Vivo recolhe 3,2 toneladas de lixo

Ação ocorreu simultaneamente em sete municípios costeados pelo rio.

411
Voluntários realizaram atividades de forma simultânea em sete cidades. Crédito: Lucas Santos

Voluntários de instituições, dos governos estaduais e municipais de sete cidades que costeiam o Rio Taquari e a comunidade em geral participaram da 16ª edição da ação Viva o Taquari-Antas Vivo, realizada neste sábado (25/3). O movimento iniciou às 8h e foi realizado, de forma simultânea, por 747 pessoas de Lajeado, Venâncio Aires, Cruzeiro do Sul, Roca Sales, Bom Retiro do Sul e Estrela, que recolheram, juntas, 3.239,4 kg de lixo. Arroio do Meio participou com programações artístico-culturais.

Após o recolhimento, o material foi separado, quantificado e classificado. Do total coletado, cerca de 1,3 tonelada veio de Estrela, que realizou a ação nos bairros às margens do rio e em áreas alagáveis. Em Lajeado, foram recolhidos 591,8 kg de resíduos, seguido por Cruzeiro do Sul, com 731,5 kg, Venâncio Aires, com 225,5 kg, Roca Sales (202 kg) e Bom Retiro do Sul (118,6 kg).

Em Lajeado

O maior número de voluntários (300) atuou em Lajeado. Dentre eles, participaram 20 integrantes da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), incluindo a titular da pasta, a lajeadense Marjorie Kauffmann. Segundo ela, além da limpeza, o mais importante é a educação ambiental e conscientização do bom uso das áreas ambientais. “Agradecemos a presença de tantas pessoas, instituições e municípios engajados em fazer do Taquari-Antas um curso realmente vivo e livre de resíduos”, ressaltou.

Voluntários fizeram alongamento antes das ações. Créditos: Adriano Schneider / Ascom Sema

No município, a programação contou ainda com a exposição itinerante do Museu da Univates, de atividades socioeducativas da Corsan, de exposição do Jardim Botânico, rodas de conversa, aulas de stand up e caiaque e a presença da embarcação-escola Lanchão Seival, veleiro que é uma réplica do barco de Giuseppe Garibaldi (usado na Revolução Farroupilha) e que atua na educação ambiental, com foco no cuidado com a água.

Confira na galeria fotos do evento:

- publicidade -