Escola Indígena Gaten resgata cultura Kaingang 

As ações são alusivas ao Dia dos Povos Indígenas, celebrado nesta quarta-feira (19/04).  

429
As atividades foram iniciadas na segunda-feira. / Crédito: AI

A Escola Estadual Indígena de Ensino Fundamental (EEIEF) Gaten, de Lajeado, está realizando atividades para resgatar a cultura Kaingang. As ações são alusivas ao Dia dos Povos Indígenas, celebrado nesta quarta-feira (19/04).  

O desenvolvimento da proposta foi feito pela professora Elisete Pires de Lima em conjunto com a comunidade Foxá, do Bairro Jardim do Cedro, onde o educandário está instalado. A ideia é trabalhar questões simples, mas muito importantes para o povo Kaingang: a história, os jogos indígenas e a alimentação. 

Na segunda-feira (19/04) as turmas multisseriadas de Anos Iniciais no turno da tarde, composta por oito alunos, e Anos Finais da manhã, formada por 13 estudantes, conversaram com o senhor Virgilino Nascimento, ancião da aldeia. Ele contou aos pequenos indígenas a história do povo Kaingang, falou sobre as tradições e a organização comunitária.

Na terça-feira (18/04) os estudantes confeccionaram petecas sob a orientação da professora Gisele da Silva Waitzmann e depois aprenderam como praticar este jogo antigo, criado pelo povo indígena.

A alimentação também será tema de uma das aulas. A intenção é que os estudantes encontrem a planta Fuá, que origina uma receita antiga do povo Kaingang – o refogado de Fuá. Além disso, eles deverão fazer o pão de cinzas, assado dentro de um buraco, no calor das cinzas de uma fogueira. 

- publicidade -