Professores das EMEFs de Lajeado participam de formação sobre educação socioemocional

Outros 30 profissionais realizarão a atividade na noite desta quarta-feira (19/4).

197
Créditos: Laura Mallmann / AI Prefeitura de Lajeado

Cerca de 20 professores das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) de Lajeado participaram, nesta terça-feira (19/4) de um encontro de formação do programa SEJA, do Pacto Lajeado Pela Paz. A atividade trabalha técnicas como atenção plena, diálogo colaborativo, Justiça Restaurativa e empreendedorismo.

Os professores iniciaram a formação expondo relatos de como o programa tem sido trabalhado nas escolas e como está o desenvolvimento e a relação dos alunos com a educação socioemocional. Após, participaram de um Círculo de Construção de Paz, que aborda a comunicação não violenta, com técnicas de escuta qualificada, observação e não julgamento. A metodologia já é trabalhada com os alunos.

Conforme a coordenadora do projeto SEJA, Priscilla Hasstenteufel, o programa está ganhando um papel importante nas escolas, com encontros cada vez mais recorrentes e alcançando cerca de 10 mil estudantes.

“O programa já vem colhendo frutos, pois percebemos a construção de importantes habilidades e competências para o bem-estar, como autoconhecimento, autogerenciamento, competência nas relações, consciência social e tomada de decisão responsável nos alunos da nossa rede. Essas formações reforçam o nosso trabalho com os professores, que têm contato direto com os alunos”, explica.

A vice-prefeita Gláucia Schimacher destaca: “Esse trabalho começou há três anos no município e já vemos bons resultados. Podemos imaginar quantas vidas já foram e estão sendo transformadas a partir do trabalho com as emoções.”

A secretária de Educação, Adriana Vettorello, pontua o objetivo de tornar a escola, cada vez mais, um ambiente tranquilo, onde todos consigam compreender e trabalhar suas emoções. “E o SEJA está contribuindo para essa construção. A educação é persistente e buscamos sempre melhorar para acolher os alunos por meio de ações positivas. Nossa ideia é que o Pacto Lajeado pela Paz faça parte do currículo escolar por meio de todos os nossos professores, não somente nos encontros semanais”, ressalta.

Programa SEJA

O SEJA promove o desenvolvimento de cinco competências: autoconhecimento, autorregulação, habilidades sociais, consciência social e tomada de decisão responsável. Tem como objetivo desenvolver habilidades socioemocionais, capazes de prevenir os mais diferentes comportamentos de risco e melhorar a qualidade de vida de alunos, familiares e comunidade.

Em Lajeado, o programa é aplicado com alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental em escolas municipais, privadas e estaduais. Consiste em 20 aulas por ano, a serem ministradas uma vez por semana, com duração de um período de aula.

A próxima formação, com outros 30 professores, ocorre nesta quarta-feira (19/4), no salão de eventos da Prefeitura de Lajeado, a partir das 18h45.

- publicidade -