Nova direção da Languiru promete profissionalização, união e transparência

7875
Nova diretoria foi empossada na Assembleia / Crédito da foto: Éderson Moisés Käfer / Divulgação

Neste sábado (29/4), a Cooperativa Languiru realizou Assembleia Geral Extraordinária, cuja ordem do dia contou com eleição e posse dos novos membros do Conselho de Administração, além de alteração estatutária. A AGE foi convocada a partir da renúncia aos mandatos eletivos do ex-presidente Dirceu Bayer, ex-vice-presidente Cesar Wilsmann e todos os Conselheiros de Administração, no dia 17 de abril (a Superintendência Administrativa, Comercial e Financeira e a Superintendência Industrial e de Fomento Agropecuário responderam temporariamente pela Cooperativa).

Com o registro de chapa única, o novo Conselho de Administração, eleito por aclamação dos associados e com mandato até a próxima Assembleia Geral Ordinária, em 2024, tem como presidente Paulo Roberto Birck, de Linha São Jacó, município de Estrela e o vice-presidente Fabio Luiz Secchi, de Linha Catarina, Teutônia.

Eleito e empossado, o presidente valorizou a caminhada da Cooperativa ao longo de mais de seis décadas. “A Languiru possui uma história bonita de 67 anos, mas hoje nos encontramos num momento de dificuldades. Por outro lado, essa situação despertou um sentimento de mobilização e organização, culminando com a eleição do novo Conselho de Administração. A partir disso, o nosso trabalho estará focado na profissionalização, sem a figura do ‘superpresidente’. Essa é uma demanda que vem do quadro social, estando os Conselhos mais próximos da base, conduzindo o planejamento e acompanhando os passos da Languiru”, elencou.

Sobre o futuro, frisou que “a principal mensagem que queremos levar para os associados, funcionários, clientes, fornecedores, transportadores, para a nossa sociedade, é que um grupo de associados jovens quer a continuidade da Languiru por muitas gerações. O fato de contarmos com chapa única neste momento já é um sinal de união pela Cooperativa. Precisamos ouvir as pessoas e alinhar sugestões para diferentes setores, traçando o melhor caminho”, afirma.

Profissionalismo

O vice-presidente também destacou o profissionalismo. “Nosso trabalho estará concentrado na gestão profissional, possibilitando que os associados entendam as mudanças que dizem respeito às questões sociais e políticas da Cooperativa, com a constituição de um Conselho de Administração linear formado por pessoas capacitadas e coerentes, como um núcleo estratégico que trabalhe muito próximo de diretores executivos contratados. O primeiro passo que estamos dando é o contato com pessoas e grupos que podem nos auxiliar nesse momento, além do levantamento da situação da Languiru”, disse.

Transparência e novo modelo de negócio

Presidente e vice-presidente falaram em transparência como ponto chave para a Languiru. “Estamos alinhados nesse pensamento. Se tivermos que convocar reuniões a cada mês para a tomada de decisão, assim o faremos. O desafio é enorme, mas cercados de bons profissionais e com a união de esforços, teremos êxito, eu acredito nisso e é isso que me motiva”, frisou Birck.

Nesse contexto está a análise de toda estrutura da Cooperativa, com diversos negócios em diferentes segmentos. “A partir de diagnóstico, precisamos analisar por qual caminho vamos seguir, preservando o ‘coração’ da Languiru que é a produção primária. É nisso que o associado está investindo, esse é o seu sustento”, afirmou Birck, ao que acrescentou Secchi: “sabemos que não existe milagre, talvez seja necessário reduzir o faturamento, mas com atenção ao resultado”.

Alteração estatutária

A ordem do dia da Assembleia Geral Extraordinária ainda contou com reforma estatutária e consolidação do Estatuto Social da Languiru. Na oportunidade os associados aprovaram revogação que diz respeito à formação dos integrantes do quadro social, qualificação em gestão e cooperativismo como pré-requisito para composição de Conselhos. Apesar da aprovação de retirada desse item, associados se manifestaram favoráveis à necessidade de conhecimento das lideranças da Cooperativa.

Números

O superintendente Administrativo, Comercial e Financeiro, Rafael Lagemann, trouxe números do desempenho econômico e financeiro da Languiru no primeiro trimestre de 2023. “São números duros, há muito trabalho a ser feito, e para isso a união é fundamental. Todos temos o mesmo objetivo, que é possibilitar que a Languiru siga em frente. As dificuldades no segmento das carnes, especialmente frangos e suínos, também afetam negócios rentáveis da Cooperativa. Ninguém está satisfeito com essa situação, por isso precisamos nos abraçar, estamos muito engajados na busca por alternativas”, destacou, valorizando a dedicação de todos que “lutam pela Languiru”.

Foram detalhadas dívidas com instituições financeiras e outros valores vencidos. Sobre parcerias, Lagemann adiantou que estão sendo analisadas todas as possibilidades. “Ainda não firmamos nenhuma parceria formalmente, mas também não temos nenhuma desistência formal”, concluiu.

Leia mais

Paulo Birck é o novo presidente da Cooperativa Languiru

- publicidade -

3 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns a nova equipe administrativa. Há muito a ser feito e com certeza vocês terão apoio da maioria dos associados que trabalham duro, assim como vocês.

  2. Primeira coisa q irão fazer e demitir os pobre funcionários que trabalham todos os dias é uma vergonha

  3. É preciso profissionalizar a gestão. E o conselho deve seguir a velha recomendação: “noise on, hands off”, ou seja “nariz dentro, mãos fora”.
    E não sacanear os elos fundamentais: produtor e empregados.

Comments are closed.