Emater e Prefeitura de Colinas realizam trabalho de proteção às nascentes

Proprietários interessados podem entrar em contato com técnicos da empresa.

566
Créditos: AI Prefeitura de Colinas

A Emater/Ascar-RS, junto com a Prefeitura de Colinas, está trabalhando para proteger as nascentes presentes nas propriedades rurais. O objetivo é preservar as fontes de água utilizadas pelas famílias em suas atividades produtivas e necessidades básicas, melhorando a qualidade da água disponível.

O programa incentiva os proprietários a protegerem as nascentes em suas propriedades, oferecendo apoio técnico e operacional da Emater e incentivos em horas-máquina da Prefeitura.

O projeto busca promover o uso sustentável das nascentes, por meio da técnica correta de proteção e recuperação da mata ciliar, o que trará ganhos ambientais e econômicos a curto, médio e longo prazo, além de contribuir para a economia de água de profundidade (de poços artesianos).

Proprietários interessados em realizar a proteção e conservação das nascentes em suas propriedades devem entrar em contato com os técnicos da Emater e realizar o protocolo de solicitação de máquina, se necessário.

Já realizados

Na semana passada, quatro nascentes foram protegidas na propriedade do agricultor Egon Horst. Ele ressalta a importância de conservar as fontes de água para garantir o acesso a um recurso indispensável em todas as atividades rurais.

O secretário de Agricultura, Klaus Driemeyer, destaca a relevância da iniciativa para conscientizar os produtores sobre a importância da prática de proteção de nascentes, especialmente em períodos de estiagem.

- publicidade -