Semana Municipal do Meio Ambiente de Estrela terá programação diversificada

Eventos ocorrerão de segunda a sábado, com treinamento, workshop, visitações, plantio de mudas e feirinha sustentável.

286
Créditos: Divulgação / Governo de Estrela

O Governo de Estrela promove, de 29 de maio a 3 de junho, a Semana Municipal do Meio Ambiente. Com programação diversificada o evento buscará refletir com a comunidade sobre o tema.

Capacitação

Na próxima segunda-feira (29/5), um treinamento ministrado pela Sala Verde para os servidores da Secretaria de Desenvolvimento, Inovação e Sustentabilidade (Sedis) abordará a gestão de resíduos e compostagem.

Conforme a diretora de Meio Ambiente do município, Tanara Schmidt, é preciso levantar estes assuntos primeiramente de forma interna, a fim de conscientizar os próprios colegas sobre a correta separação e destinação dos resíduos.

Workshop

Na terça-feira (30/5), um workshop aberto à comunidade abordará o tema “ESG – Inovação Social e Desenvolvimento Sustentável”. O mesmo ocorrerá no auditório do Centro Empresarial de Inovação, Tecnologia e Qualificação (Ceiteq) a partir das 19h.

Serão três palestrantes: Lucas Fontes e Paula Moletta, do Green Thinking, que abordarão o tema principal a partir das 19h10, e Josi Richter, que apresentará o projeto Cidade Consciente às 20h.

Lucas Fontes é empreendedor e educador, gerente de Projetos e Inovação na EKT – Ekological Technologies, gestor de Projetos de Tecnologias Ecológicas para processamento de Resíduos Sólidos, educador ambiental no Projeto Conscientiza, sócio-diretor da Urban Technologies (Urteco), educador e curador do Green Thinking Project e mentor de Startups do Tecnopuc.

Paula Moletta é engenheira sanitarista e ambiental, consultora em sustentabilidade e lixo zero. Membro curador do Green Thinking Project e Fundadora da Ellta Ambiental para serviços ambientais. Ainda coordena o Laboratório Lixo Zero e é mentora de Startups no Tecnopuc.

Josi Birckheuer Richter é gestora da Richter Gruppe e fundadora da Ustē Cosméticos.

Usina de Tratamento de Lixo

A quarta-feira (31/5) será de visitação à Usina de Tratamento de Lixo (UTL). A mesma poderá ser agendada através do telefone (51) 3981-1084 ou diretamente no link da página no Instagram da Sala Verde.

A visitação tem por objetivo apresentar o espaço onde todo lixo doméstico da cidade é selecionado e destinado, parte para reciclagem e parte para aterro. Diariamente são cerca de 20 toneladas.

Horto Florestal

No dia 1º de junho, quinta-feira, a visitação será no Horto Florestal, das 14h às 16h30. O espaço reúne mudas de árvores que, ao longo do ano, são replantadas no município, bem como as flores que são utilizadas nos canteiros centrais da cidade.

Já na sexta-feira (2/6) ocorre plantio de mudas na Praça do Bairro Auxiliadora, numa iniciativa do Departamento do Meio Ambiente e Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente e Saneamento (Comdema). A atividade inicia-se às 9h30.

Feirinha sustentável

E para encerrar a Semana Municipal do Meio Ambiente, no sábado (3/6) ocorrerá a Feirinha Sustentável na Praça Henrique Roolaart, das 8h às 11h, com diversas atrações. Haverá exposição de produtos sustentáveis, oficinas e troca-troca de objetos usados.

As inscrições para os interessados participarem como expositores estão abertas até esta sexta-feira (26/5). Os visitantes também poderão sair da feira com uma muda de árvore doada ou adotar um pet do canil municipal.

- publicidade -