Semana Municipal do Meio Ambiente de Estrela terá programação diversificada

Eventos ocorrerão de segunda a sábado, com treinamento, workshop, visitações, plantio de mudas e feirinha sustentável.

O Governo de Estrela promove, de 29 de maio a 3 de junho, a Semana Municipal do Meio Ambiente. Com programação diversificada o evento buscará refletir com a comunidade sobre o tema.

Capacitação

Na próxima segunda-feira (29/5), um treinamento ministrado pela Sala Verde para os servidores da Secretaria de Desenvolvimento, Inovação e Sustentabilidade (Sedis) abordará a gestão de resíduos e compostagem.

Conforme a diretora de Meio Ambiente do município, Tanara Schmidt, é preciso levantar estes assuntos primeiramente de forma interna, a fim de conscientizar os próprios colegas sobre a correta separação e destinação dos resíduos.

Workshop

Na terça-feira (30/5), um workshop aberto à comunidade abordará o tema “ESG – Inovação Social e Desenvolvimento Sustentável”. O mesmo ocorrerá no auditório do Centro Empresarial de Inovação, Tecnologia e Qualificação (Ceiteq) a partir das 19h.

Serão três palestrantes: Lucas Fontes e Paula Moletta, do Green Thinking, que abordarão o tema principal a partir das 19h10, e Josi Richter, que apresentará o projeto Cidade Consciente às 20h.

Lucas Fontes é empreendedor e educador, gerente de Projetos e Inovação na EKT – Ekological Technologies, gestor de Projetos de Tecnologias Ecológicas para processamento de Resíduos Sólidos, educador ambiental no Projeto Conscientiza, sócio-diretor da Urban Technologies (Urteco), educador e curador do Green Thinking Project e mentor de Startups do Tecnopuc.

Paula Moletta é engenheira sanitarista e ambiental, consultora em sustentabilidade e lixo zero. Membro curador do Green Thinking Project e Fundadora da Ellta Ambiental para serviços ambientais. Ainda coordena o Laboratório Lixo Zero e é mentora de Startups no Tecnopuc.

Josi Birckheuer Richter é gestora da Richter Gruppe e fundadora da Ustē Cosméticos.

Usina de Tratamento de Lixo

A quarta-feira (31/5) será de visitação à Usina de Tratamento de Lixo (UTL). A mesma poderá ser agendada através do telefone (51) 3981-1084 ou diretamente no link da página no Instagram da Sala Verde.

A visitação tem por objetivo apresentar o espaço onde todo lixo doméstico da cidade é selecionado e destinado, parte para reciclagem e parte para aterro. Diariamente são cerca de 20 toneladas.

Horto Florestal

No dia 1º de junho, quinta-feira, a visitação será no Horto Florestal, das 14h às 16h30. O espaço reúne mudas de árvores que, ao longo do ano, são replantadas no município, bem como as flores que são utilizadas nos canteiros centrais da cidade.

Já na sexta-feira (2/6) ocorre plantio de mudas na Praça do Bairro Auxiliadora, numa iniciativa do Departamento do Meio Ambiente e Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente e Saneamento (Comdema). A atividade inicia-se às 9h30.

Feirinha sustentável

E para encerrar a Semana Municipal do Meio Ambiente, no sábado (3/6) ocorrerá a Feirinha Sustentável na Praça Henrique Roolaart, das 8h às 11h, com diversas atrações. Haverá exposição de produtos sustentáveis, oficinas e troca-troca de objetos usados.

As inscrições para os interessados participarem como expositores estão abertas até esta sexta-feira (26/5). Os visitantes também poderão sair da feira com uma muda de árvore doada ou adotar um pet do canil municipal.

Mais Notícias

Tópicos Relacionados:

Publicações do Autor

Terra Forte entrega primeiros cartões a beneficiários de Fazenda Vilanova

Os primeiros cartões do Programa Operação Terra Forte foram entregues nesta segunda-feira (22/6) aos agricultores de Fazenda Vilanova No municipio, 14 agricultores familiares foram...

Projeto de turismo religioso prevê conexão de grutas dedicadas ao Cristo Protetor

A Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales) coordena uma nova experiência de turismo religioso e cultural para o Vale do...

São João, futebol e o poder das comunidades

As coincidências costumam despertar curiosidade. Algumas delas parecem até desenhadas pelo destino. Neste mês de junho, duas histórias do futebol amador regional se encontram...

Motorista de Bom Retiro do Sul morre em colisão entre caminhões no Alto da Serra

Um grave acidente de trânsito resultou na morte de um caminhoneiro de Bom Retiro do Sul na tarde desta terça-feira (23/6), no km 20...