APL Alimentos e Bebidas Vale do Taquari assina termo de cooperação com Senai

No roteiro, grupo teve a oportunidade de conhecer o Instituto Caldeira.

760
Créditos: Divulgação

O Arranjo Produtivo Local Alimentos e Bebidas Vale do Taquari (APL AB VT) realizou visita técnica nesta quinta-feira (25/5) a um dos maiores institutos de inovação do Brasil, o Instituto Caldeira, em Porto Alegre. A promoção foi realizada em parceria com o Sebrae.

O grupo formado por voluntários e representantes de 13 empresas do APL fez a primeira parada no Senai, especificamente no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Tecnologia em Alimentos e Bebidas.

No local foi assinado o Termo de Cooperação Mútua, visando à divulgação dos serviços laboratoriais, operacionais e de consultoria e ampliação do acesso das empresas do APL ao Senai.

Pela parceria, o serviço vai conceder às empresas associadas do APL Alimentos e Bebidas descontos de até 10% nos serviços metrológicos (ensaios microbiológicos e físico-químicos de alimentos e bebidas), de consultoria e operacionais.

A coordenadora do APL, Aline Eggers Bagatini, garantiu que a parceria vai trazer benefícios para as empresas do arranjo. “São as mais diversas soluções, tanto em processos e serviços, quanto consultorias, que podem contribuir muito com as necessidades das empresas participantes do APL.”

Créditos: Divulgação

Instituto Caldeira

Depois a programação incluiu a visita no Instituto Caldeira. No local, a comitiva teve a oportunidade de conhecer o hub de inovação, conferir a apresentação de startups e realizar visita guiada ao instituto. Após, houve um bate-papo no Sebrae X com outras três startups selecionadas da área de alimentos e bebidas, a GX2-Fábrica de Software, Trashin – Gestão de Resíduos e a Feitosa Gourmet.

A analista de Relacionamento do Sebrae, Soraia Gerhardt, explicou que os dois espaços, Senai e Caldeira, puderam proporcionar bastante informação e conhecimento. “As empresas sentiram a necessidade de estarem conectadas à inovação. Foi o primeiro passo que nós demos hoje. Com essa visita técnica, o Sebrae e o APL oportunizaram bastante contato, aproximação com o mundo da tecnologia, uma experiência inovadora”, comentou.

Créditos: Divulgação

Ao fim do roteiro, Aline resumiu o sentimento do grupo. “É um ecossistema de inovação onde a gente percebe a importância das parcerias na construção de soluções.”

O APL é gerenciado pela Câmara da Indústria, Comércio e Serviços Vale do Taquari e está ligado à diretoria de Indústria, e o Sebrae auxilia na governança. 

- publicidade -