Programa Arborização + Segura fará o plantio de 280 árvores em Estrela

Projeto promovido pela RGE visa a manter a sustentabilidade ambiental e eliminar riscos à população e à rede elétrica.

615
Crédito: RGE / Divulgação

Nesta segunda-feira (26/5), Estrela recebe 280 mudas de árvores de porte e espécies que são mais adequadas para o contexto urbano. As mudas são disponibilizadas por meio do Programa Arborização + Segura, da RGE, realizado em parceria com a Prefeitura.

A diretora do departamento de Meio Ambiente de Estrela, Tanara Schmidt, explica a importância das árvores, que devem substituir, por exemplo, outras em estado de risco. “O programa é muito importante para o município de Estrela, pois visa à identificação e substituição de exemplares arbóreos que potencialmente ofereçam riscos à população, em virtude do estado fitossanitário comprometido ou que causem interferência nas estruturas urbanas, sobretudo em relação à rede de energia elétrica”, destaca.

As intervenções serão realizadas nas ruas dos Marinheiros, Senador Lauro Muller, Pinheiro Machado, Amazonas, Piauí, São Paula, Pará, Pernambuco, Santa Catarina e Camboim, além da praça do Bairro Cristo Rei.

No processo de substituição, a RGE identifica aquelas que se enquadram no perfil crítico para risco de interferência e em desacordo com as infraestruturas urbanas. Em seguida, são substituídas as árvores autorizadas expressamente pelo poder público municipal.

“Além de auxiliar na arborização do município de Estrela, embelezando a cidade, a implantação do programa ainda garante mais segurança para o sistema elétrico e para a população”, destaca o consultor de Negócios da RGE, Cristiano Guedes da Silva.

Por meio do projeto, a RGE disponibiliza mudas adequadas às equipes técnicas do poder público municipal, que direcionam o planejamento e implementação. Em áreas afastadas da rede de energia elétrica são criados espaços amplos de recomposição florestal com exemplares de grande porte. Atenção especial é dispensada na escolha de espécies implantadas sob a rede de energia elétrica, priorizando as de menor porte.

O projeto

Entre os benefícios, o Programa Arborização + Segura também garante sombreamento e melhoria da qualidade do ar, controle da temperatura urbana e redução da poluição visual, explica o analista de Meio Ambiente da RGE, Giulliano Gilioli Bindo.

A distribuidora faz também um alerta para que a população se conscientize em relação ao porte das árvores plantadas em vias públicas, principalmente próximas à rede elétrica, por conta própria.

Somente em 2022, a RGE investiu mais de R$ 2 milhões no projeto, o maior valor implementado nos últimos anos. Foram plantadas 6.400 mudas, totalizando 19.890 desde o início do projeto em 2018. Além disso, foram substituídas outras 1.600 árvores que apresentavam riscos à população e ao sistema elétrico, totalizando 5.400 substituições.

Todas as ações de manejo e intervenções junto à vegetação realizadas pela RGE seguem critérios técnicos e diretrizes da ABNT, que requer espaçamentos mínimos entre a rede elétrica e a vegetação, de acordo com o aspecto técnico operativo da rede.

Para as substituições, as equipes são devidamente treinadas e capacitadas, o ferramental utilizado é adequado para a atividade e também apresentam respectivas licenças ambientais dos órgãos competentes.

- publicidade -