Mais de mil estrelenses recebem medicamentos via Farmácia Central Municipal mensalmente

Medicamentos compõem a farmácia básica do município e, conforme a complexidade, também são enviados pelo Estado e União.

272
Crédito: Jônatas dos Santos / AI Governo de Estrela

O Posto de Saúde Central do Bairro Oriental, em Estrela, recebeu melhorias na Farmácia Central Municipal. Foram instalados novos armários e geladeiras para acondicionamento dos medicamentos que requerem controle de temperatura, e toda área da recepção foi modificada para melhor atender à população. Ao total foram investidos mais de R$ 110 mil, oriundos de verba do Governo do Estado.

“Hoje o município possui 881 pacientes com encaminhamento de tratamentos para o Estado, recebendo medicamentos provenientes tanto do Governo do RS quanto da União, conforme a complexidade”, revela a farmacêutica responsável, Fernanda Predger.

A distribuição ocorre via a 16ª Coordenadoria Regional de Saúde e depois a farmácia municipal dispensa aos usuários. Além disso, são atendidos cerca de 180 pacientes por dia na rede básica. A maioria retira mais de um medicamento por atendimento.

Esses remédios são adquiridos pelo Município, através de um consórcio próprio para o fim, com verba proveniente das três esferas de governo. Já insulinas e contraceptivos são fornecidos diretamente pela União. “A Farmácia Central Municipal ainda atende outros programas de tratamento da toxoplasmose, tuberculose, tamiflu e hanseníase”, acrescenta Fernanda Predger.

A Farmácia Central Municipal funciona junto ao prédio do Posto Central, na Rua General Osório, 427, no Bairro Oriental, das 7h às 17h, sem fechar ao meio-dia.

- publicidade -