Estado terá chuvas intensas na próxima semana

Chuvas provocadas pelo ciclone entre esta sexta e o sábado não chegaram a causar inundações.

634
Em Lajeado, choveu aproximadamente 120 mm. Crédito: João Francisco da Silva / divulgação

O clima no Rio Grande do Sul para os próximos sete dias será marcado por chuva intensa em grande parte do território, conforme o Boletim Integrado Agrometeorológico 13/2023, elaborado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), em parceria com a Associação Riograndense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RS), a Associação Sulina de Crédito e Assistência Rural (Ascar) e o Instituto Rio Grandense do Arroz.

Entre a noite desta sexta-feira e hoje (7 e 8/7), o deslocamento de uma frente fria e a formação de um ciclone extratropical provocaram altos volumes e forte intensidade de chuva com fortes rajadas de vento, principalmente no Litoral Norte, Serra do Nordeste e Região Metropolitana, onde havia risco de alagamentos e deslizamentos.

No domingo (9/7), ainda podem ocorrer chuvas fracas e isoladas no Nordeste do RS e o ingresso de ar seco mantém o tempo firme nas demais regiões. 

Entre segunda e quarta-feira (10 e 11/7), o deslocamento de uma frente fria e a formação de um novo ciclone extratropical provocarão chuva intensa, com possibilidade de tempestades e altos volumes acumulados em toda metade Leste do Estado.

Os totais de chuva esperados devem variar entre 25 e 50 mm no Planalto, Vale do Uruguai e Missões. No restante do Estado, estão previstos volumes elevados e que devem oscilar entre 70 e 120 mm na maioria das localidades, podendo chegar a até 150 mm em alguns municípios da Região Central, Vale do Rio Pardo, Região Metropolitana e Litoral Norte.

- publicidade -