Lajeado lança 2ª edição do Minimanual de Podas Urbanas

O Minimanual de Podas busca informar a população de forma rápida e objetiva sobre as principais dúvidas relacionadas à poda urbana

589
Crédito: Divulgação

A Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (Sema), lançou a 2ª edição do Minimanual de Podas Urbanas para auxiliar a comunidade com orientações sobre a forma correta de fazer podas. Entre maio e agosto, em geral, é o período no qual as plantas passam pela chamada dormência, então esta é considerada a melhor época para realização de podas. O material está disponível neste link.

A bióloga da Sema e coordenadora do Centro de Educação Ambiental de Lajeado, Edith Ester Zago de Mello, explica que o Minimanual de Podas busca informar a população de forma rápida e objetiva sobre as principais dúvidas relacionadas à poda urbana. “Buscamos sintetizar as informações para que o conteúdo seja acessível e prático para a comunidade. A arborização urbana consiste em plantar árvores, mas principalmente em fazer a correta manutenção dos exemplares. Isso é essencial para a saúde das plantas e para que elas tenham grande longevidade sem causar problemas”, esclarece.

Sobre as podas:

– Nas vias públicas, praças e parques, a poda pode ser realizada apenas pela Prefeitura e por órgãos autorizados pela administração municipal, como a companhia de fornecimento de energia.

– Em propriedades privadas é responsabilidade do proprietário fazer a poda, se desejar. Importante ressaltar que é proibida a poda drástica (aquela que remove mais que 50% do volume da copa de uma árvore ou arbusto). Caso tenha dúvidas de como realizar a poda correta, contrate um profissional habilitado.

Dicas sobre poda:

– Poda de formação ou condução – É realizada na fase jovem da árvore para a condução do formato adequado do crescimento por meio do corte dos galhos mais finos e remoção de galhos inadequados, pensando no futuro da árvore.

– Poda de limpeza e manutenção – É utilizada na fase adulta da árvore. A poda de manutenção é feita quando se deseja fazer a retirada de galhos vivos, mortos, velhos, com ataque de parasitas ou inadequados. As árvores que mais necessitam deste tipo de poda são aquelas que não passaram pela poda de formação adequadamente.

– Poda de emergência – É empregada para remover partes da árvore que colocam em risco iminente a integridade física das pessoas e do patrimônio público ou particular, como ramos que se quebraram durante chuva ou vento forte.

– Poda de conformação ou livramento – Serve para a retirada de galhos e ramos que interferem em edificações, telhados, iluminação pública, derivações de rede elétrica e telefônica, levando em consideração o equilíbrio da planta.

Corte não é poda:

Se você deseja cortar uma árvore nativa na sua residência, é necessário fazer uma solicitação na Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (Sema) para obter o licenciamento florestal. Para mais informações entre em contato pelo telefone (51) 3982-1100.

Em caso de poda irregular, a comunidade pode denunciar pelo telefone (51) 3982-1238 ou pelo e-mail [email protected]

- publicidade -