Governo do RS integra comissão do Ministério do Meio Ambiente

Estado foi indicado pela Abema, que tem a secretária Marjorie Kauffmann como uma das titulares.

552
Crédito: Eduardo Queiroz / MMA

O Governo do Estado passou a compor a Comissão Tripartite Nacional do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA). A lista com as instituições representantes foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (21/7).

As comissões tripartites representam um espaço de diálogo entre os órgãos e entidades ambientais com o objetivo de fortalecer o Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama).

Compõem o grupo os representantes da União, indicados pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, dos Estados, indicados pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema), e dos municípios, indicados pela Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente (Anama).

O Rio Grande do Sul foi um dos estados indicados pela Abema, sendo a secretária do Meio Ambiente e Infraestrutura, Marjorie Kauffmann, uma das titulares da comissão.

Na quarta-feira (19/7), a secretária assumiu a secretaria-geral da associação, e ficará à frente do cargo durante o biênio 2023-2025. “Recebi essa indicação com muito orgulho e entusiasmo, já que essas comissões servem para promover uma gestão ambiental mais eficiente e com a participação de todos os estados”, disse Marjorie.

Segundo ela, o Rio Grande do Sul está integrado nas discussões nacionais sobre meio ambiente e mudanças climáticas, buscando conhecimento, mas também se apresentando para o Brasil e para o mundo. “Será a oportunidade de levar a nossa realidade para pleitos ainda maiores”, comenta. 

Saiba mais

A Abema é uma associação civil de direito privado que representa os órgãos estaduais de meio ambiente, e está presente nos 26 estados e no Distrito Federal. Reúne 26 secretarias e 22 autarquias e fundações, que são responsáveis pela implementação da política ambiental.

- publicidade -