Deputado e Governo Federal debatem falta de competitividade do setor leiteiro no RS

Vice-presidente Geraldo Alckmin garantiu o estudo de medidas.

244
Crédito: Jackson Ciceri / Divulgação

Motivo de forte preocupação para os produtores de leite do Rio Grande do Sul, a falta de competitividade para a cadeia foi debatida entre o deputado federal e representante da Alceu Moreira (MDB-RS) e o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, nesta terça-feira (1º/8) em Brasília.

No encontro, o parlamentar relatou as dificuldades enfrentadas pelo setor no Estado, que se acentuam em razão da diferença do custo de produção do leite gaúcho com o fabricado no Uruguai e na Argentina.

Entre as medidas sugeridas por Moreira esteve a suspensão da importação de leite dos países vizinhos por parte do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Na sua avaliação, é necessário assegurar a isonomia tributária no tratamento entre os produtos.

“Existem denúncias de que o volume de leite exportado pelo Uruguai é maior do que a sua capacidade produtiva. Por esse motivo, é importante que o governo realize essa fiscalização”, justifica o deputado.

Alckmin garantiu que iniciativas para favorecer a produção nacional já estão sendo avaliadas pelo governo. A taxação da importação dos derivados do leite que não estão incluídos no acordo do Mercosul ou oriundos de países que não fazem parte do bloco não está descartada.

Terceiro maior produtor de leite do Brasil, com média anual de 4,2 bilhões de litros, o Rio Grande do Sul perdeu mais da metade das famílias produtoras entre 2015 e 2021, passando de de 84 mil para 40 mil.

- publicidade -