Projeto de associativismo da CIC Teutônia é destaque estadual

Iniciativa será apresentada no 19º Congresso da Federasul, em Bento Gonçalves, no dia 30 de setembro.

256
Crédito: Divulgação

Pela terceira vez, a Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) Teutônia é uma das escolhidas para apresentar seu caso de sucesso no Congresso da Federasul, cuja 19ª edição será realizada nos dias 29 e 30 de setembro, em Bento Gonçalves.

A entidade empresarial teutoniense inscreveu duas iniciativas e teve o projeto “Somos CIC Teutônia”, voltado à formação em associativismo para o seu quadro social, premiado. A apresentação será no da 30, a partir das 8h30, durante a programação do congresso. A revelação das entidades premiadas ocorreu na tarde desta quinta-feira (31/8).

“Conforme a Federasul, são inúmeros projetos inscritos, o que valoriza ainda mais o reconhecimento à iniciativa da CIC Teutônia. A Federasul tem aproximadamente 200 entidades filiadas e estar entre as premiadas é motivo de muita alegria”, destaca a diretora executiva da CIC, Carina Schulte Bolfe.

Em 2016 a entidade teutoniense foi laureada com projeto relacionado à organização de eventos, como a Festa de Maio e, em 2019, com o Feirão do Comércio.

O projeto

O projeto “Somos CIC Teutônia” é voltado à formação em associativismo para o quadro social da entidade. Vai ao encontro de um dos objetivos do seu Planejamento Estratégico, que é “Promoção da Cultura Associativa – consolidar e disseminar a cultura associativa, promovendo o engajamento do associado”.

Foi lançado em 2019, marcando as comemorações pelo 20º aniversário da entidade, iniciando efetivamente em 2021. Consiste num programa de educação continuada associativista, proposta diferenciada diretamente relacionada aos princípios do aperfeiçoamento contínuo e investimento em educação, bem como com a disseminação do associativismo no município, em especial com o quadro de associados.

Com encontros regulares, os associados participam de formação gratuita específica sobre o tema, com duração de cerca de três horas, divididos em grupos de 20 pessoas. O projeto incentiva a melhor compreensão da verdadeira essência do associativismo, permite a ampliação do uso das soluções empresariais oportunizadas pela entidade, em especial o serviço de locações a partir de visitação às instalações da Sede, e contribui para maior engajamento e satisfação com a atuação da CIC.

“Os encontros, além de educativos, têm sido momentos de descontração e networking entre os participantes”, acrescenta Carina.

Entre os resultados alcançados a partir do projeto também estão a possibilidade de realização de negócios entre as empresas associadas, maior aproximação do associado à diretoria e funcionários da entidade e a identificação de lideranças.

Até o momento o “Somos CIC Teutônia” já capacitou cerca de 170 dos 530 associados da entidade, envolvendo mais de 300 pessoas.

- publicidade -