Teutônia será a nova sede do 40º Batalhão de Polícia Militar

3527
Créditos: Divulgação

Saiu no início da noite desta sexta-feira (8/9) a publicação para definir a mudança de sede do 40º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Estrela para Teutônia. A mudança do material e dos equipamentos já deverá iniciar logo após os trâmites. A troca de status de Companhia para Batalhão representará reforço de efetivo, comando por major, disponibilidade de Força Tática, entre outros. O prédio tem 724 m² e teve investimento de R$ 670 mil.

A reportagem apurou que uma mudança deste gênero é bastante rara, porém estava no radar do comando. Dois fatos podem ter contribuído para acelerar o procedimento interno na Brigada Militar. O primeiro foi a vinda do secretário de Segurança, Sandro Caron de Moraes, para a cidade no dia 18 de agosto, logo após o atentado ao promotor de Justiça, Jair João Franz. O segundo fato foi a inundação que atingiu Estrela e deixou a sede anterior do batalhão submersa.

O secretário Moraes teria ficado impressionado positivamente com a estrutura e a capacidade instalada da BM de Teutônia – prédio construído com a força associativa local: terreno e recursos da primeira etapa doados pela Prefeitura; recursos auferidos pelo Consepro, recursos de execuções do Fórum e doações da comunidade para a consolidação da obra. A inauguração da estrutura foi em 26 de abril de 2017, mas as obras iniciaram em 2015.

O 40º Batalhão de Polícia Militar (BPM) é responsável por 11 municípios da margem esquerda do Rio Taquari: Estrela, Colinas, Imigrante, Westfália, Teutônia, Paverama, Poço das Antas, Fazenda Vilanova, Tabaí, Taquari e Bom Retiro do Sul. São três companhias sediadas em Teutônia, Estrela e Taquari, subdividindo a responsabilidade sobre os demais municípios.

40º Batalhão de Polícia Militar – foi criado pela Portaria n° 180, em 15 de Junho de 2005, sendo instalado, de fato, em 15 de Junho daquele mesmo ano, na cidade de Estrela.

- publicidade -