Serviços públicos voltam a funcionar em Lajeado a partir de segunda-feira

606

A Prefeitura de Lajeado anunciou as primeiras medidas para dar início ao processo de retomada da reconstrução e recuperação das áreas afetadas pela cheia do Rio Taquari.

O prefeito Marcelo Caumo e a vice-prefeita Gláucia Schumacher informaram as medidas em suas redes sociais no sábado (9/9). Após uma reunião da equipe da Prefeitura, ocorrida às 7h30 deste domingo (10/9), novas decisões foram tomadas. Vários serviços públicos devem ser retomados a partir desta segunda-feira (11/9), entre eles a administração, educação e saúde.

Nesta segunda-feira, o Centro Administrativo da Prefeitura voltará a ter expediente em horário normal. O prédio, que também foi invadido pela água no subsolo, já foi limpo e está em condições de operar. Como a maior parte das equipes da Prefeitura seguirão no atendimento dos abrigos, alguns serviços funcionarão de acordo com a disponibilidade da equipe.

Também nesta segunda-feira, as escolas da rede municipal voltam a funcionar, com exceção da EMEI Risque e Rabisque e do Projeto Vida São José. Ambos ficam localizados na área atingida pelas cheias e precisarão de limpeza e reestruturação antes de voltar a operar. É possível que em alguns estabelecimentos ainda haja falta de profissionais em razão de suas próprias casas terem sido atingidas.

Os postos de saúde funcionarão com expediente normal nesta segunda-feira. O serviço de Medicamentos do Estado seguirá funcionando temporariamente no Posto do Montanha. Os medicamentos que eram fornecidos pela Farmácia Escola serão fornecidos nos Postos do Montanha e do Bairro Centro.

Equipes de limpeza seguem trabalhando na desobstrução e limpeza de vias e áreas públicas e recolhimento de lixo e entulho.

O reestabelecimento da energia, água e internet está ocorrendo, entretanto, verificam-se oscilações em alguns pontos e em algumas situações o serviço precisa ser suspenso para que o problema seja resolvido e fornecido com segurança.

- publicidade -