Missão do Banco Mundial visita Encantado

Encontro teve a presença de Ranolfo Vieira Júnior, vice-presidente do BRDE.

642
Crédito: AI Prefeitura de Encantado / Divulgação

A Administração Municipal de Encantado recebeu, nesta quarta-feira (25/10), uma comitiva do Banco Mundial para conhecer a realidade do município e as principais demandas pós-enchente, ocorrida em setembro.

O prefeito Jonas Calvi iniciou a reunião apresentando os prejuízos e o plano “Recomeça Encantado”, com ações para a retomada do município. “Diante disso, o que nós precisamos é de mão-de-obra técnica e qualificada para desenvolver e habilitar os projetos estruturantes e de soluções para evitar novas inundações”, reforçou o gestor. O município teve perdas na ordem de R$ 300 milhões.

O grupo ofereceu cooperação técnica e financeira. Uma das possibilidades é auxiliar os municípios, em parceria com o Banco Regional de Desenvolvimento (BRDE), por meio do programa Sul Resiliente. A iniciativa disponibiliza às prefeituras da região Sul uma linha de financiamento específica para projetos e qualificação da infraestrutura municipal visando atenuar impactos de desastres naturais.

Além disso, o programa permite aos municípios a elaboração de projetos de engenharia, como mapeamento de risco e planos de contingência, treinamento de servidores municipais e aquisição de sistemas e equipamentos para monitoramento de risco.

Representando o BRDE, responsável pela iniciativa, o vice-presidente e diretor de operações Ranolfo Vieira Junior propôs novas conversas entre o município e o banco para avaliar possibilidade de parceria.

Foi sugerido suporte do Governo do Estado e intermediação do Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Taquari (Consisa) para operacionalizar o aporte de crédito aos municípios afetados.

Também participaram do encontro os secretários municipais, a Defesa Civil de Encantado, o setor de projetos da Prefeitura, o coordenador regional de Proteção e Defesa Civil e representantes da Secretaria Estadual de Meio Ambiente.

- publicidade -