Palestra com Monja Coen reúne 2 mil pessoas e abre a programação do CRIE Conexões 

Semana segue com agenda extensa de atividades e mais de 3,6 mil inscritos.

823
Crédito: Lucas George Wendt / AI Univates

Aguardada desde o começo de 2023, a semana em que a Univates realiza o CRIE Conexões chegou. Com ela, uma programação de mais de 70 atividades contarão com mais de 3,6 mil participantes para debater a transformação dos territórios, as ações individuais em torno de temas coletivos e a importância das comunidades e dos valores compartilhados. 

A palestra magna, realizada nesta segunda-feira (6/11) no Teatro Univates e transmitida para diferentes auditórios no campus da universidade foi proferida por Monja Coen Roshi, zen budista brasileira acompanhada por milhões de pessoas nas redes sociais. Antes da fala da Monja Coen, cerca de 250 coralistas realizaram uma apresentação coletiva no palco do Teatro, reunindo grupos vocais de 13 cidades da região: Lajeado, Teutônia, Arroio do Meio, Encantado, Muçum, Westfália, Fazenda Vilanova, Cruzeiro do Sul, Taquari, Santa Clara do Sul, Imigrante e Travesseiro. 

Crédito: Lucas George Wendt / AI Univates

O que diz Monja Coen

Fazendo referência às adversidades recentes que afetaram o Vale do Taquari, Monja Coen iniciou sua palestra com uma fala sobre a importância da resiliência, destacando a transformação da vida, e lembrando de uma lição fundamental do budismo: a impermanência. “Nossa existência é caracterizada por mudanças constantes e, independentemente das dificuldades que enfrentamos, a vida continua a se transformar”.

Ela disse aos presentes que a existência humana é parte integrante da manifestação da vida na Terra, ou seja, que as pessoas estão conectadas a tudo o que existe. “Essa visão nos lembra da importância de cuidar do nosso planeta e de todas as formas de vida que o habitam. A maneira como vivemos e as escolhas que fazemos impactam não apenas a nossa própria existência, mas também o equilíbrio ecológico do mundo”.

Por fim, a líder encorajou os presentes na tentativa de encontrar forças internas para reconstruir e retomar as vidas frente aos desafios que se colocam. “A resiliência é uma qualidade que todos possuímos e que nos permite superar obstáculos. A capacidade de se adaptar e aprender com as dificuldades é fundamental para o crescimento pessoal e a evolução espiritual”. 

Crie Conexões

A programação do CRIE segue ao longo da semana, com eventos distribuídos nos turnos da manhã, tarde e noite, entre os outros três dias do evento (7, 8 e 9/11). Estão previstas práticas de yoga, meditação, mindfulness, oficinas temáticas sobre inteligência artificial, planejamento energético para cidades, planejamento financeiro e painéis com empresários representantes de diferentes áreas. Segurança pública, mobilidade urbana e turismo também serão pautas das atividades. Para participar do restante das atividades, basta realizar inscrição no site univates.br/crieconexoes. A programação é aberta a toda a comunidade.

- publicidade -