Estado assina parceria com Apaes de 145 municípios gaúchos

Investimento de R$ 18,9 milhões para diversos projetos impactará 266 mil atendimentos.

650
Crédito: Rodrigo Ziebell / GVG

O Piratini assinou, na tarde desta segunda-feira (20/11), os Termos de Parceria do Governo Estadual com os presidentes de 145 Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais do Rio Grande do Sul (Apaes).

Um investimento global de R$ 18,9 milhões, oriundos de emenda parlamentar da Bancada Federal Gaúcha, foi repassado para a estruturação da Rede de Serviços do Sistema Único de Assistência Social (Suas), no Estado do Rio Grande do Sul, tendo como instrumento a Secretaria de Assistência Social (SAS). A destinação foi de 19 deputados federais e um senador, totalizando 250 indicações. As Apaes beneficiadas terão a meta de 266 mil atendimentos no período de 24 meses.

A solenidade contou com a presença do vice-governador, Gabriel Souza, que destacou a importância do trabalho das Apaes na assistência social do Rio Grande do Sul em parceria com o governo do Estado. “Mais da metade dos centros do TEAcolhe – programa estadual destinado a garantir e a promover o atendimento às necessidades específicas das pessoas com autismo – é gerida pelas Apaes. Mais um exemplo da importância dessas entidades, que tanto se dedicam a apoiar a nossa população”, disse Gabriel.

Nos seus planos de trabalho, as entidades optaram, em primeiro lugar, pela utilização dos recursos para contratação de profissionais, tais como assistentes sociais, psicólogos, terapeutas ocupacionais, educadores e orientadores sociais. Os recursos também serão usados na aquisição de insumos para atividades de jogos e materiais lúdicos, além de gêneros alimentícios.

- publicidade -