Alunos do CNEC são campeões estaduais de leitura em língua alemã

2845
Alunos celebram conquista com professora e direção

O Colégio Cenecista General Canabarro/CNEC Teutônia alcançou primeiro lugar em duas categorias na grande final do Concurso Estadual de Leitura em Língua Alemã, promovido pelo Goethe-Institut de Porto Alegre. A primeira etapa foi realizada em agosto, e a etapa final, estadual, em seguida.

Coordenados pela professora Ana Elisa Osterkamp, o aluno do 9º ano Arthur Augusto Konrad, e o aluno da 3ª série do Ensino Médio, Pablo Theves, foram os campeões em leitura alemã, sendo avaliados nos quesitos fonética, pronúncia, articulação, entonação e interpretação.

Segundo a professora “é importante salientar que se trata do alemão clássico e oficial, sem o uso de dialetos como conhecemos aqui na região”.

Após a pandemia o concurso passou por mudanças em seu formato, sendo agora com a produção de um vídeo relacionado ao texto na língua alemã, que é produzido pelo próprio instituto e enviado à escola.

Essa colocação é inédita para o colégio, sendo que a competição é de nível estadual. Segundo a professora Ana Elisa, o estudo da língua alemã no educandário vai muito além da língua. Os alunos também estudam aspectos culturais, históricos, políticos, culinários do país, berço de muitas colonizações em nossa região.

Theves destaca, inclusive, o interesse de tentar um intercâmbio com a Alemanha, como a finalidade de aperfeiçoar seu conhecimento da língua e da vivência com a Europa.

O processo de aprendizado na língua alemã no Colégio se dá do 6º ao 9º ano do Ensino Médio. Arthur e Pablo destacaram a importância das famílias no incentivo para buscarem sempre o melhor para suas carreiras de estudantes, no momento, e no mercado de trabalho, futuramente.

Theves já está mais próximo dessa realidade, pois irá se formar esse ano do Ensino Médio, e em 2024, sonha alçar voos maiores. A certificação dos campeões deve ocorrer nos próximos dias.

Para a diretora Graziela Cristina Lorencet Mallmann, a CNEC Teutônia recebe com alegria e orgulho o título conquistado pelos alunos. A partir dessa conquista, a diretora cita a importância desses e outros projetos que são desenvolvidos pelo educandário, valorizando o trabalho de toda a comunidade escolar.

- publicidade -