Janja e comitiva federal visitam a região

Prefeitos e empresários cobram agilidade e desburocratização na vinda de recursos

322

O Vale do Taquari recebeu, nesta quinta-feira (28/9), a visita de nova comitiva do Governo Federal. É a terceira vez que autoridades de Brasília se dirigem ao Vale para anunciar ações de auxílio na reconstrução das cidades atingidas pelas cheias do rio Taquari, no início de setembro.

A comitiva foi liderada pela primeira dama do Brasil, Janja Lula da Silva. Também estiveram no grupo: o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta; o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes; o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira; o ministro de Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome do Brasil, Wellington Dias. Deputados federais, estaduais, prefeitos e o vice-governador do Estado, Gabriel Souza, além de representantes de diversos ministérios estiveram junto da comitiva.

Na parte da manhã, Janja Lula da Silva visitou comunidades atingidas em Estrela e Muçum. Nesta cidade, que teve cerca de 80% do seu território atingido e devastado pela força das águas, a primeira dama recebeu do prefeito Mateus Trojan a camiseta da campanha pela reconstrução da cidade, e pediu que Janja entregasse também um exemplar ao Presidente da República. Segundo o mandatário, o momento é de reconstrução, mas também solicitou agilidade e efetividade nos repasses dos valores às cidades atingidas.

A desburocratização e a agilidade nos repasses foram os temas centrais das reuniões com os prefeitos que participaram do evento. As reuniões foram realizadas na Univates. A primeiras começaram às 9h30. No auditório Principal da Biblioteca, os temas foram as medidas de crédito e Desenvolvimento Social, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Fomento Rural.

Outros temas avaliados foram: Educação, Saúde e Assistência Social; Minha Casa, Minha Vida – Urbano e Rural e Reunião sobre Agricultura e Movimentos Sociais – Ministério do Desenvolvimento Regional.

Já era passado das 14 horas quando a comitiva chegou ao Teatro da Univates para pronunciamento de ministros, secretários, vice-governador do Rio Grande do Sul Gabriel Souza e a prefeita em exercício de Lajeado, Gláucia Schumacher. A primeira dama do Brasil não se manifestou publicamente e oficialmente nenhum dos momentos da sua passagem pela região.

- publicidade -