Asfalto de Linha Harmonia em Teutônia passa por intervenção

Desde o ocorrido a situação está sob monitoramento da Administração Municipal de Teutônia.

1357
Situação segue sendo monitorada pela Administração Municipal de Teutônia / Crédito: Grasieli Nabinger

O grande volume de chuvas que caiu no Vale do Taquari entre os dias 17 e 18 de novembro causou transtornos na Estrada de Linha Harmonia, em Teutônia. Conforme reportagem publicada pela Folha Popular à época, um deslocamento de massa causou um desnível de pista de cerca de 40 centímetros de altura e gerou medo entre os moradores da região. Isso porque além do perigo que o estrago no asfalto impôs ao tráfego de veículos, o local fica próximo de onde ocorreu a catástrofe de 12 de outubro de 2000 que matou os três integrantes da família Kalkmann.

Após o ocorrido, Ivan Pretto, morador do local, entrou em contato com geólogo para análise da situação. “Disse que as rachaduras que ocorreram na parte da frente da minha casa são naturais devido às chuvas. Nos fundos de casa, onde há um mato íngreme está tudo ok, sem problemas. Já no terreno lateral, onde ocorreu o deslisamento, foram constatadas algumas rachaduras”, explica.

Desde o ocorrido a situação está sob monitoramento da Administração Municipal de Teutônia que, na segunda quinzena de dezembro, de acordo com Alexandre Etgeton, subsecretário da pasta de Planejamento, Mobilidade e Segurança Pública, realizou uma intervenção no asfalto.

“Rasparam o asfalto levantado, deixaram em nível, plano. Além disso, na frente da minha casa fizeram drenagem para a água escoar e não vir mais para cima do asfalto”, conta Ivan Pretto. Situação que se mantém estável. “Já teve ao menos mais um episódio de chuva forte – de muitos milímetros em pouco tempo – e não houve nenhum alteração no solo”, complementa.

“A chuva contribui muito para danificar o asfalto. É muito comum com o excesso de chuva aparecer os famosos borrachudos, quando numa profundidade bem abaixo do nível da rua ou do asfalto aparecem vertentes que tornam o solo muito vulnerável”, explica Werner Wiebusch, Secretário de Obras, Viação e Transportes.

Quando ocorre, é necessária a retirada de todo o material comprometido. “Às vezes é em grande volume. Logo após se colocam pedras, rachões e brita, para formar neste local um dreno. Posteriormente é colocado novamente saibro ou asfalto, dependendo do tipo de via”, explica Wiebusch.

Com as respostas, vindas do próprio geólogo e dos profissionais contratados pela Prefeitura, Pretto diz sentir-se mais seguro em relação ao ocorrido. “Uma coisa é o medo por não ter conhecimento do que poderia acontecer. Mas aí entra arquiteto, engenheiro, geólogo, tudo contratado por mim, mais engenheiro e geólogo da prefeitura e vamos nos acalamando um pouco”, compartilha.

Relembre o caso:

Calçada

Na manhã de 4 de janeiro foi iniciada a construção da calçada da Linha Harmonia. Serão 850 metros de extensão e a previsão, segundo a Administração Municipal, é que a conclusão ocorra ainda no primeiro trimestre do ano. De acordo com Werner Wiebusch a obra é uma reivindicação da comunidade e uma promessa do Prefeito Celso Aloísio Fornek no ano de sua eleição. “Esta obra era para ter sido feita em 2023, mas devido a várias circunstâncias não se tornou possível. Agora a obra iniciou e vai num primeiro momento até a Sociedade da Linha Harmonia”, conta Wiebusch.

No local há um trecho de asfalto danificado que, segundo o secretário, passará por intervenção “tão logo a calçada estiver concluída”.


Reportagem conferiu a situação em 4 de janeiro / Crédito: Grasieli Nabinger
- publicidade -