Dupla desenvolve obra sobre associativismo na região

Projeto busca fortalecer a cultura e a valorização do associativismo.

843
Crédito: Arquivo pessoal

Ivandro Carlos Rosa, presidente da CIC Vale do Taquari, e Emilio Rotta, jornalista e proprietário da Agenda 7 – Assessoria em Comunicação, trabalham na criação de um livro sobre o movimento associativista. O objetivo da obra, de acordo com os autores, é fortalecer a cultura e a valorização do movimento que consideram fundamental para o fortalecimento e o desenvolvimento da região.

“Faremos uma retomada histórica do associativismo, apresentando os seus princípios e destacando o movimento comunitário nas mais diversas áreas”, informa Ivandro. O livro vai evidenciar o associativismo empresarial com cases de associações comerciais (CICs) e clubes de dirigentes logistas (CDLs). “Também sinalizaremos modelos assertivos de jovens e mulheres empreendedoras como forma de inovação e avanço do segmento empresarial, bem como uma visão de futuro para esta importante forma de colaborar voluntariamente com a comunidade”, complementa.

De acordo com o presidente da CIC VT, a obra surge como alternativa à falta de livros e biografias relacionadas ao associativismo regional. “Também faremos entrevistas com empresários de diferentes segmentos, relatando sua visão sobre a relevância do movimento”, explica.

Vale berço do movimento associativista

Para Emilio Rota, o livro é importante por dois principais motivos. “Primeiro porque vivemos num dos vales mais férteis do mundo, berço de muitas cooperativas fortes, com histórico muito grande de associativismo e cooperativismo e que tem comunidades que são exemplos de como o associativismo pode dar certo, o que é um grande diferencial em relação a muitas partes do estado e do país”, acredita.

Além disso, o autor acredita que a obra surge num momento oportuno, em que uma das principais cooperativas da região tenta se reerguer após dificuldades. “O livro vai mostrar que nem tudo está perdido e que não dá para fazer “terra arrasada” com um só exemplo. O associativismo e o cooperativismo estão aí para mostrar que as comunidades podem se desenvovler e se fortalecer juntas, com todos dando as mãos e se dedicando”, pontua.

A previsão é que a obra seja lançada em abril de 2024. Além da autoria de Ivandro e Emilio, o projeto conta com a parceria do editor Charles Tonet, da Editora Kallos de Caxias do Sul.

Os autores

Ivandro Carlos Rosa é engenheiro e sócio-gerente das empresas CMC Edificações e Engenharia e da Fabricato Pré-moldados. Presidiu a CIC Teutônia no biênio 2012-2013 e é presidente da CIC Vale do Taquari. Doutorando em Ambiente e Desenvolvimento (PPGA) pela Universidade do Vale do Taquari – Univates (2017), Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (1999), especialização MBA- Gestão Empreendedora de Negócios na Universidade do Vale do Taquari – Univates (2008) e Mestrado em Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade do Vale do Taquari – Univates (2012).

Emilio Rotta é jornalista e escritor e tem vasta experiência em cooperativismo. Autor de outros quatro livros de memória corporativa – entre eles o do centenário da Acil de Lajeado –, é proprietário da Agenda 7 Assessoria em Comunicação, empresa que se consolida como referência estadual em comunicação sobre cooperativismo. Atuando na área há mais de 8 anos, tem em sua lista de clientes empresas como Cooperativa Vinícola Aurora, Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo, Univates, Unicred Premium, e outras. Também é colaborador do jornal Folha Popular com a coluna semanal Coopop, voltada ao cooperativismo gaúcho.

- publicidade -