Contraturno escolar de Estrela atinge atendimento global a partir desta segunda-feira

Abertura oficial do atendimento extrapedagógico e não exigido por lei, oferecido pelo Governo de Estrela, ocorreu parcialmente já na última semana para mais de 90% dos mais de 2.4 mil alunos beneficiados, e agora será atingido de forma integral

915
Crédito: Divulgação/AI Estrela

Um dos momentos diários mais aguardados por milhares de alunos da rede municipal de ensino de Estrela começou parcialmente na segunda-feira (4/3), e agora será completado de forma integral dia 11. Depois da retomada das aulas no ano letivo pedagógico no início do mês, nesta semana foi a vez do “Mais Aprender”, o contraturno escolar estrelense, abrir as portas para os estudantes neste período. Mais de 90% dos alunos beneficiados pelo atendimento extra oferecido pelo Governo de Estrela, já que não é exigido por lei, retornaram às atividades nos últimos dias. E agora o programa realizado pela Secretaria Municipal de Educação (Smed) será completado em sua totalidade, chegando a mais de 2.4 mil alunos de todas as 21 escolas da rede municipal, o que representa mais de 60% do universo de matriculados.   

Em razão das novas vagas, foi necessária realizar uma adaptação contratual com o Sesi, um dos parceiros do programa “Mais Aprender” ao lado da Ambi, da Aspume e comunidades do interior, como a Delfina e Linha Lenz, apenas atrasou em uma semana a abertura programada, mas somente para os alunos atendidos no respectivo núcleo, o que abrange cerca de 200 estudantes, ou menos de 10% do total. O obstáculo burocrático foi resolvido e agora todos os contemplados com o “Mais Aprender” poderão desfrutar dos serviços neste período extracurricular, que é encarado pelas crianças e jovens, até por suas realizações e atividades, como mais integracionista e divertido; e pelos pais como um fundamental auxílio na rotina diária familiar, já que garante até cinco alimentações diárias, transporte escolar e outros benefícios em mais de dez horas de acolhimento de forma geral.  

Crescimento de 900%¨

Com as 300 novas vagas, serão mais de 900 jovens alunos das nove Escolas de Ensino Fundamental (Emefs) atendidas. O crescimento dos Mais Aprender, desde a pandemia, é superior a 900% considerando apenas o Ensino Fundamental. Contabilizadas ainda as mais de 1.5 mil vagas disponibilizadas para bebês e crianças de 0 a 5 anos nas 13 Emeis da Educação Infantil, Estrela oferecerá atendimento extracurricular e não obrigado por lei, para mais de 2.450 bebês, crianças e jovens.

A secretária de Educação, Elisângela Mendes, ressalta o benefício. “Durante a esta semana conseguimos, de maneira prioritária, finalizar os trâmites legais para, já a partir da próxima segunda-feira, agora também com o atendimento no Sesi, o ‘Mais Aprender’ atingir sua totalidade. Vale ressaltar que, assim como estava programado, o mesmo já foi retomado nesta semana para os atendidos em todos os outros núcleos, ou seja, mais de 90% dos beneficiados”, frisa. “Temos que destacar o fortalecimento no nosso compromisso de sempre melhorar e ampliar o atendimento aos nossos bebês, crianças e jovens, uma vez que no ano de 2024 abrimos ainda mais o campo de beneficiados com as novas vagas. Nossos esforços são sempre no sentido de investir recursos na qualidade da educação e no atendimento das crianças”, pontua.  

Inscrições

 As novas inscrições na Educação Infantil (Emeis) devem ser realizadas via site do Governo, cujo link (https://estrela.educarweb.net.br/servicoexterno/matricula-2024/solicitacao) acessado direto na página oficial do Governo. Já para o Ensino Fundamental, a oficialização da vaga, como também do contraturno, deve ser realizada diretamente nas escolas junto às equipes diretivas.

- publicidade -