Acil busca voluntários para desenvolver projeto Miniempresa em escolas estaduais de Lajeado

Programa idealizado pela Junior Achievement tem o objetivo de levar educação empreendedora para salas de aula. Durante o desenvolvimento do projeto, com auxílio de voluntários, os estudantes aprendem, na prática, como montar uma empresa.

655
Credito? Divulgação

As escolas da rede estadual de ensino de Lajeado recebem, a partir do mês de abril, o projeto Miniempresa. Idealizado pela Junior Achievement (JA) e desenvolvido pela Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) e Unidade Parceiros Voluntários (UPV) Lajeado, o Miniempresa tem por objetivo fortalecer a educação empreendedora nas escolas da rede pública de ensino.

Com auxílio de voluntários (os advisers), os estudantes (chamados de achievers) criam, do zero, suas próprias empresas. Após aprenderem conceitos de empreendedorismo, com o conhecimento teórico e prático das áreas que constituem uma empresa, os estudantes criam suas miniempresas, planejam, produzem e passam a vender os produtos reais. Cada turma é orientada por, no mínimo, quatro voluntários das áreas de recursos humanos (RH), finanças, produção, marketing e vendas.

Através de exposição dialogada, trabalhos em grupo, simulações, discussões orientadas e práticas da produção, os estudantes recebem todas as orientações sobre como iniciar a jornada empreendedora. O Miniempresa proporciona um ambiente agradável para aprendizagem e desenvolvimento dos projetos nas escolas.

Voluntários

Para a consolidação do programa, a UPV Lajeado busca voluntários nas áreas de RH, finanças, produção e marketing e vendas. Para desenvolver as oficinas, esses voluntários recebem treinamento da JA e manual que lhes orienta o desenvolvimento do trabalho em sala de aula. Podem participar do programa estudantes universitários, empresários, executivos ou profissionais em qualquer área de atuação.

Para ser adviser das Miniempresas, os interessados podem fazer contato com a UPV Lajeado através do fone (51) 3011-6900 ou e-mail [email protected] até esta sexta-feira (22/3), às 12h. É necessário ter disponibilidade por atuar uma vez por semana, por 13 semanas, na formação dos jovens empreendedores.

- publicidade -