Claudio Bier será candidato a presidente da Fiergs

Atual vice-presidente da entidade, empresário e líder do setor de máquinas e implementos agrícolas, registrou candidatura na manhã desta segunda-feira (18/3).

740
Crédito: Divulgação

O empresário Cláudio Bier será candidato a presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs). Atual vice-presidente da entidade e presidente do Sindicato das Indústrias de Máquinas e Implementos Agrícolas no Rio Grande do Sul (Simers) no quarto mandato, ele inscreveu sua candidatura na manhã desta segunda-feira (18/3) para a disputa marcada para 21 de maio. A chapa inscrita é composta ainda por seis vice-presidentes, 38 diretores, seis integrantes do Conselho Fiscal e quatro delegados representativos. 

“A indústria vive um momento desafiador e de algumas incertezas. Coloco meu nome à disposição com a crença de que a Fiergs precisa de força e união para defender a indústria gaúcha. O momento requer a ampliação do protagonismo do setor industrial, a conquista de novos mercados para nossos produtos e mais obras de infraestrutura para minimizar gargalos e melhorar nossa competitividade. Reconhecemos que há muito a evoluir, a modernizar e a aprimorar na estrutura da entidade, mas essa travessia precisa ser feita de forma madura e serena, com responsabilidade e segurança. Queremos fazer uma gestão aberta, descentralizada e plural, do tamanho da Fiergs”, afirma Bier.

Diretor-presidente do Grupo Masal SA, Bier, entre outras propostas, pretende criar um conselho formado por empresários de renome e instituir o cargo de diretor executivo. O plano é formar um seleto grupo de líderes empresariais que seja consultado pela entidade na tomada de grandes decisões e em momentos cruciais. Entre as metas também estão levar mais eficiência e técnica para a gestão da Fiergs, elevar o protagonismo dos vice-presidentes e das câmaras temáticas para fomentar o surgimento de novos líderes e novos canais de diálogo com as esferas de poder, além de aprimorar o Sistema S (Sesi e Senai) e fortalecer os sindicatos patronais para as negociações com as entidades laborais.

O mandato é de três anos, mas Bier já adianta que, se eleito, não disputará reeleição. O Sistema Fiergs também abrange o Centro das Indústrias do Rio Grande do Sul (Ciergs), o Sesi, o Senai e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL/RS), que promove o desenvolvimento profissional e organizacional por meio da inovação.

Biografia

Diretor-presidente do Grupo Masal SA, Claudio Bier ocupa atualmente cargos de liderança no meio empresarial. É vice-presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS) e está no quarto mandato como presidente do Sindicato das Indústrias de Máquinas e Implementos Agrícolas no Rio Grande do Sul (Simers).

Nascido em Santo Antônio da Patrulha, no litoral norte, Cláudio Affonso Amoretti Bier é casado, tem dois filhos e quatro netos. Mudou-se para Porto Alegre aos 11 anos para estudar. Desde cedo, demonstrou habilidades em vendas e talento empreendedor em negócios nos segmentos do comércio, serviços e indústria. 

Antes de adquirir a Masal, em 1983, atuou nos ramos dos transportes e extração de madeiras. Quando comprou a empresa sediada em sua cidade natal, conseguiu executar uma reestruturação difícil, impedindo falência e mantendo centenas de empregos. Após a recuperação da saúde financeira, a Masal abriu um complexo industrial em Farroupilha e se tornou uma empresa globalizada com significativas atividades comerciais na China, Turquia e países da América Latina. 

Como presidente do Simers, há pouco mais de 20 anos, idealizou a criação de um espaço para exposição de máquinas e implementos agrícolas dentro da Expointer, o que ajudou a dar protagonismo e maior dimensão ao segmento. A área, que era um banhado degradado, foi recuperada e ajudou a tornar a feira uma das mais representativas do país em volume de negócios gerados. Como consequência, o segmento de máquinas representa atualmente mais de 95% do faturamento da feira.

Em 2001, adquiriu a Fundição Jacuí, de Cachoeira do Sul, empresa que também teve sua situação financeira recuperada pela gestão de Bier e atualmente é uma importante empregadora da região. Entrou para o ramo da navegação em 2018, quando adquiriu em Taquari o Estaleiro Colorado.

No campo social, tem sido parceiro de instituições como o Complexo Hospitalar da Santa Casa, onde é irmão-mesário, membro do corpo administrativo consultor. Ainda atua junto ao Sport Club Internacional como conselheiro, há 25 anos; também já ocupou a vice-presidência do clube e do Conselho Deliberativo. 

Reconhecimentos

Em 2013, recebeu a Medalha do Mérito Farroupilha, a distinção máxima da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. É destinada a pessoas que contribuíram para o desenvolvimento econômico, social e cultural do Estado.

Em 2023, recebeu o título de Cidadão de Porto Alegre pelo impacto positivo de suas atividades empresariais, que geram empregos, renda e desenvolvimento econômico e social. Também recebeu o Prêmio Folha Verde na Assembleia Legislativa, onde o Simers foi reconhecido na categoria Setor Agrícola pelo comprometimento com o desenvolvimento de tecnologias que contribuem para a preservação de recursos naturais. 

Em março de 2024, recebeu o troféu Semente de Ouro, da Câmara de Vereadores de Não-Me-Toque, por sua relevância como personalidade para o agro. A entrega ocorreu no primeiro dia da Expodireto Cotrijal, evento que garantiu apoio desde a concepção. 

- publicidade -