Fundador da Fundef, médico Wilson Dewes falece aos 84 anos

O corpo será sepultado no Cemitério Católico do Bairro Florestal, em Lajeado, em horário a ser definido.

1893
Crédito: Divulgação

Faleceu na noite desta segunda-feira (25/3), aos 84 anos, o médico Wilson Dewes. Seu corpo será velado hoje (26/3) na Loja Maçônica Acácia Negra, na Rua Guilherme Arenhardt, nº 166, no Bairro Moinhos, em Lajeado. Posteriormente, o sepultamento ocorrerá no Cemitério Católico do Bairro Florestal, em horário a definir. A causa da morte do médico não foi divulgada.

Sobre Dewes

O médico Wilson Dewes era especialista em Otorrinolaringologia, qualificado em Cirurgia Craniofacial. Foi membro internacional da American Academy of Facial Plastic and Reconstructive Surgery e Membro Titular da Academia Brasileira de Cirurgia Plástica Facial.

Formou-se na UFSM e como a maioria dos médicos na época, trabalhou nos seus primeiros cinco anos no “interior” como Clínico e Cirurgião. Habilitou-se também em Anestesiologia. Em 1968, iniciou-se na Otorrinolaringologia com especial dedicação à rinoplastia. Entre 1978 e 19779, fez estágio em Cirurgia Plástica na Universidade de Louisville, USA. No retorno, foi credenciado em Cirurgia Plástica pelo Inamps, antecessor do atual SUS, onde ainda atuava.

Concentrou seu interesse na correção das fissuras lábio palatinas, tendo criado a Fundação para Reabilitação de Deformidades Craniofaciais (Fundef), que hoje centraliza a maioria dos atendimentos no Estado. Era membro da equipe cirúrgica da Smile China, fundação canadense dedicada ao tratamento de fissuras lábio palatinas, participando de missão na China.

Após fundar a Clínica Dr. Wilson Dewes, passou a receber colegas para visitas e estágios de aperfeiçoamento, mantendo regularmente cursos durante todo o ano. Participou de eventos nacionais e internacionais como palestrante, realizando também cirurgias demonstrativas.

Como atividades de classe, foi presidente da Sociedade de Medicina do Alto Taquari, Conselheiro do Cremers, da AMRIGS, presidente da Associação Gaúcha de Otorrinolaringologia, líder e fundador da Academia Brasileira de Cirurgia Plástica Facial, tendo sido presidente em duas gestões.

Liderou a criação e foi presidente da Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo. Também foi Médico Concursado da Secretaria de Saúde do RS e ex-coordenador da 16ª Delegacia Regional de Saúde, em cuja gestão liderou a criação da Fundação Pró-Rio Taquari. Paralelamente à sua atividade como médico, participava de atividades comunitárias, tendo recebido o título de “Cidadão Lajeadense”. Foi fundador e presidente da Associação Musical Casa de Bach, entidade lajeadense voltada para a promoção das artes, em especial da música.

- publicidade -