Forno da Praça de Estrela inicia produção da culinária local

O novo espaço está localizado no coração da cidade de Estrela, tanto por sua localização central como também proximidade com outro ponto de referência quando o assunto são sabores e delícias: a Feira do Produtor.

717
Crédito: Divulgação/AI Estrela

A tradição culinária de Estrela ganha um reforço neste sábado (6/4) com as primeiras produções do “Forno da Praça”. O espaço comunitário destinado para o incentivo da produção, comercialização e capacitação em torno da gastronomia local será inaugurado a partir das 8h, na Praça Henrique Roolaart, espaço que também terá melhorias entregues à população após sofrer com os danos recorrentes das últimas enchentes e vendavais. Atrações diversas esperam pelo público que prestigiar o evento. Poderá haver modificações na programação em caso de mau tempo.   

O novo espaço está localizado no coração da cidade de Estrela, tanto por sua localização central como também proximidade com outro ponto de referência quando o assunto são sabores e delícias: a Feira do Produtor. A estrutura ficará ao lado do espaço já conhecido dos moradores e turistas e pretende reforçar essa identificação. O nome “Forno da Praça” foi escolhido após votação popular e aberta.

O projeto é inspirado em modelo de sucesso implementado e localizado na Praça das Etnias, em Gramado. Serão três fornos que contarão com agendamento para o uso ao longo da semana. Uma espécie de ecônomo/monitor será o responsável por essa organização e limpeza do local, que conta com uma cozinha industrial aprovada pela vigilância sanitária que é equipada para a preparação dos alimentos e armazenamento dos ingredientes e utensílios.

Uma das assessoras do projeto, Regina Mallmann, dá detalhes do projeto. “Queremos que o forno, mais do que um espaço de uso para produtores, cozinheiros e outros, se torne um local de integração, amizade e desenvolvimento de negócios. Será próprio para pessoas produzirem seus produtos artesanais, de certa forma, em maior escala, o que talvez não conseguem em suas casas, e também aproveitem para a troca de receitas e fortalecimento de amizades.

Visa-se também a potencialização, sendo que também será próprio para oficinas profissionalizantes, seja de alunos ou mesmo jovens e adultos, inclusive através dos cursos desenvolvidos pela Ceiteq”, explica. “Iremos aos poucos, conforme a demanda e as necessidades levantadas pelos usuários, fazendo novos investimentos no espaço.”

Melhorias

A inauguração também marcará um novo marco para os frequentadores da praça Henrique Roolaart e seu entorno, fortemente castigados após os últimos desastres naturais. A revitalização da praça e seus espaços, que começou com a reforma da “Casa Amarela”, ponto de encontro e comercialização de artesanato local, contará agora com novas vagas de estacionamentos oblíquos, uma demanda local sempre muito requisitada pelos frequentadores locais; e adequações que atenderam ao grande fluxo de veículos na área. Ainda novas calçadas e melhorias no ajardinamento.

Jardim de chuva

As equipes do Departamento do Meio Ambiente, Planejamento e Infraestrutura farão a entrega do primeiro Jardim de Chuva do município de Estrela, localizado na praça, em frente às novas vagas de estacionamento. À primeira vista parece um canteiro normal, mas um jardim de chuva vai além de florir o cenário urbano. A função dele é minimizar os impactos de enchentes e alagamentos, porque deixa o solo mais permeável.

Benefícios dos jardins de chuva:

*Aumentam a quantidade de água que infiltra no terreno para recarregar os aquíferos locais e regionais;

* Contribui para proteger as comunidades de problemas de inundação e drenagem;

* Proporcionam um habitat valioso para pássaros, borboletas e muitos insetos benéficos;

* Têm baixo custo de implantação e manutenção;

* Têm maior aceitabilidade pela população por causa dos benefícios estéticos, paisagísticos e ambientais;

* Melhora a qualidade das águas por causa da retenção e remoção de poluentes transportados pelas águas das chuvas;

* Sem falar do seu enorme potencial estético, pois alia funcionalidade à beleza de um projeto paisagístico.

Cristal Azul

Uma novidade será outra casa, essa destinada de “Cristal Azul”, voltado para encontros da ONG de mesmo nome e que tem como público-alvo os autistas. A inauguração desta ocorrerá em outro momento, especial para este público, com cuidados específicos para isto, e após pintura e decoração que será realizada especialmente pelos integrantes.                 

 Atrações

No local serão realizados shows e outras atrações a partir das 8h. Entre elas, apresentações da Banda de Estrela; Grupos Folclóricos; Coral do Gracie; CTG Raça Gaudéria e Núcleo Cultural de Estrela. Acesso livre ao público.

- publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui