Secretária Simone Stülp visita turma de estudantes da Univates contemplados pelo programa Professor do Amanhã

A iniciativa busca fortalecer a educação básica no Rio Grande do Sul

271
Crédito: Divulgação/AI Univates

A Secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Sul, Simone Stülp, que também é professora na Universidade do Vale do Taquari – Univates, esteve na noite de segunda-feira, 15 de abril, no campus da universidade para um encontro com os estudantes do curso de Letras beneficiados pelo programa Professor do Amanhã. A visita ocorreu no Prédio 11. Na oportunidade, os alunos puderam interagir diretamente com uma das idealizadoras do projeto.

Além da secretária Simone, estiveram presentes a vice-reitora e pró-reitora de Ensino da Univates, Fernanda Storck Pinheiro; a coordenadora dos cursos de Letras da Univates (Português e Português/Inglês), professora Fabiane Olegário; a coordenadora institucional do Programa Professor do Amanhã, professora Grasiela Kieling Bublitz; e a professora do curso Kári Lúcia Forneck.

“Que bom ver que vocês estão envolvidos com o curso e com o compromisso que assumiram. Muitos já estão participando de projetos de extensão. Este curso foi formatado de jeito diferente, é muito especial. Então aproveitem para conhecer como este programa foi pensado, quanto trabalho técnico e político teve que ser feito para que a gente pudesse ter uma política pública como esta”, disse a vice-reitora e pró-reitora de Ensino da Univates ao grupo de estudantes.

Durante o encontro, Simone recordou sua trajetória profissional e apresentou os objetivos e projetos da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Sul, entre eles, o programa Professor do Amanhã. Ainda, Simone compartilhou os bastidores da construção do edital, que começou a ser elaborado em 2022, bem como ouviu os estudantes e esclareceu as dúvidas que tinham.

“Um dos elementos que torna este programa inédito e inovador é algo que auxilia a permanência de vocês nos bancos da Universidade: a bolsa permanência. Este é um recurso que permite a vocês estarem aqui com mais tranquilidade. Me orgulho de estar aqui com vocês para ouvi-los também, para que a gente possa voltar para a secretaria pensando em melhorias necessárias”, salientou Simone.

A estudante Natália Sarmento, em sua fala, agradeceu pela oportunidade e ressaltou que “é um privilégio para nós todos estudar no melhor curso de Letras do Brasil. Nós compartilhamos nossas histórias e muita gente aqui já tentou fazer graduação outra vez e não conseguiu. Então este programa trouxe esta oportunidade de realização de sonho pra muita gente. Somos um grupo unido e nosso objetivo é chegar até o final e formar todos os 46 professores”, disse a aluna.

Saiba mais
A iniciativa inédita do governo do Estado busca fortalecer a educação básica no Rio Grande do Sul, por meio da formação de professores de acordo com a realidade do século XXI. Neste projeto inicial, foram destinadas mil bolsas de estudo, no valor de R$800 mensais aos estudantes e R$800 às universidades, como custeio dos cursos.

Na Univates, o início das atividades do grupo de 46 estudantes selecionados para cursar Letras – Português/Inglês por meio do Edital Professor do Amanhã aconteceu no dia 11 de março.

- publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui