Estrela tem sete pré-candidatos ao Executivo

344
Crédito: Pexels

As eleições municipais estão marcadas para o dia 6 de outubro de 2024 em todo o Brasil. Como possui menos de 200 mil eleitores, a eleição de Estrela será decidida em primeiro turno, e o postulante com mais votos estará eleito. Neste momento, estão cotados sete pré-candidatos, cenário idêntico a 2020, mas que poderá mudar conforme as articulações até as convenções partidárias em julho.

Os partidos têm até 15 de agosto para registrar os nomes na Justiça Eleitoral. Até lá, muitos desdobramentos são possíveis. O município teve sete chapas concorrendo ao Executivo na Eleição de 2020, algo inédito até então. E há possibilidade deste número se repetir em alguns meses. Vamos conhecer os sete pré-candidatos a prefeito até este momento.

O atual chefe do Executivo estrelense, Elmar André Schneider (MDB), é pré-candidato natural à reeleição. Ainda não confirmou e muito menos descartou a ideia de repetir a parceria com o atual vice-prefeito, João Schäefer (PSD). Hoje o PL, faz parte do governo, é um aliado dessa gestão. Comandante César (PL), é secretário de Administração e Segurança Pública do município, e concorreu a prefeito pelo MDB, em 2020, e teve quase 20% dos votos, partido esse que Schneider se encontra hoje. Também temos Diego de Castro (PL), que concorreu na última eleição pelo extinto DEM, e hoje está no PL. Como pode-se observar, o MDB, teria várias possibilidades de pré-candidatos a vice-prefeito.

Valmor Griebeler (Republicanos) foi vice-prefeito por duas gestões e concorreu na última eleição, ficando em 2º lugar, com 22% dos votos. Novamente aparece cotado entre os pré-candidatos.

Com a volta de Lula à presidência da República, o PT segue com pré-candidatura ao governo municipal. Denise Goulart (PT) permanece o nome mais cotado, pois já concorreu na eleição passada.

Conforme o vereador Márcio Mallmann (Podemos), ele será pré-candidato a vice-prefeito, ao lado da pré-candidata a prefeita e ex-secretária Carine Schwingel (União Brasil). A chapa ainda teria o apoio do PSDB.

O vereador João Braun (PP) é pré-candidato a prefeito pela sigla, ainda sem um nome para vice ou até mesmo uma aliança partidária. Braun enfatizou que “essas definições ainda não ocorreram, e tem até julho para definir”.

O presidente do partido Novo, Renê Sulzbach, confirmou que José Jair Wermann é pré-candidato a prefeito pela sigla. “Provavelmente vamos de chapa pura. Estamos com um possível pré-candidato a vice fazendo a jornada, o “processo seletivo”. Estamos conversando e avaliando possibilidades para vice”, ressaltou Sulzbach.

O PSB lançou pré-candidatura de chapa pura. Renato Horn “Bonitinho” foi o escolhido. Foi vereador por quatro mandatos e secretário de Obras no governo do ex-prefeito Celso Brönstrup. Como pré-candidato a vice-prefeito ainda são estudados nomes. O nome citado por Horn como possível companheiro de chapa descartou concorrer a cargo público, até por não ter se licenciado da função que atualmente ocupa.

- publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui