Vigilância Ambiental em Saúde de Teutônia iniciará aplicação de Fludora Fusion

Com grande assertividade, o produto é um importante aliado no combate ao Aedes aegypti.

267
Crédito: Divulgação/AI Teutônia

Os novos equipamentos para aplicação do inseticida Fludora Fusion, adquiridos pela Prefeitura Municipal de Teutônia, chegaram nesta terça-feira, dia 16 de abril. A Vigilância Ambiental em Saúde dará início à aplicação a partir de pontos estratégicos, onde há maior incidência de casos de dengue. As aplicações serão intradomiciliares, ou seja, os profissionais borrifarão o produto dentro das casas, mediante autorização prévia do morador.

O Fludora Fusion é um adulticida perifocal, isto é, um inseticida dedicado a matar o mosquito na fase adulta, alcançando pontos específicos, de difícil acesso, e sem causar danos à saúde humana ou de animais domésticos, desde que seguidas as orientações da Vigilância Ambiental em Saúde. A aplicação é feita em uma única parede, indicada pelo morador, em um espaço de 1,5 metros de altura. O produto tem eficácia por até 4 meses, eliminando todos os mosquitos da espécie Aedes aegypti que pousarem no local.

Em cada residência um representante deverá assinar um termo de autorização, declarando ter recebido e compreendido as instruções da Secretaria de Saúde para os períodos pré e pós-aplicação. Os moradores terão que se ausentar durante a aplicação, podendo retornar somente após passada uma hora do término.

O planejamento de aplicação da 16ª Coordenadoria Regional de Saúde, orienta que, primeiramente, ocorra a pulverização do produto nos prédios de órgãos públicos, como a Brigada Militar, a Polícia Civil, o Cartório Eleitoral, as Secretarias Municipais e demais serviços públicos, como forma de reduzir as chances de contágio por dengue dos profissionais e garantir o atendimento normal à população.

Aplicações de Cielo-ULV

A Vigilância Ambiental em Saúde já realizou aplicações do produto Cielo-ULV nos bairros Alesgut, Boa Vista e Canabarro, nos pontos onde estavam concentrados os casos mais graves de dengue. A equipe organizou um grupo com os apicultores, que mantém suas abelhas nos pátios, para informá-los sobre as aplicações, de modo que tenham tempo de retirá-las, a fim de não serem afetadas pelo inseticida.

O Cielo-ULV continuará sendo aplicado nas áreas externas, precedendo a borrifação intradomiciliar do Fludora Fusion, garantindo assim, mais eficácia na eliminação do Aedes aegypti e, consequentemente, o controle dos casos de dengue no município.

O coordenador da Vigilância Sanitária, Evandro Borba, reforça: “O Poder Público tem tomado todas as providências cabíveis, mas contamos com a população neste combate. Cada munícipe deve fazer sua parte, verificando seus pátios semanalmente para que não haja acúmulo de água parada”, ressalta. Além das aplicações de inseticida, a Administração Municipal, através da Secretaria de Obras, tem realizado mutirões de limpeza, com roçadas e recolhimento de entulhos.

Casos de dengue

Conforme atualizações da Vigilância Epidemiológica do dia 12 de abril, o município já registrou 103 casos positivos, sendo 29 em Canabarro, 03 no Centro Administrativo, 14 em Languiru, 42 no Alesgut, 08 no bairro Teutônia, 03 no bairro Boa Vista e 04 no interior. Outros 127 pacientes apresentaram resultado negativo, 77 não realizaram coleta e 75 são de outros municípios. Teutônia segue com um óbito por dengue confirmado até o momento.

É importante ressaltar que a dengue é uma doença de notificação compulsória, ou seja, deve ser notificado às autoridades de saúde sempre que houver suspeita ou confirmação de um novo caso. Os sintomas da dengue são febre, náuseas, vômito, dores musculares, dores nas articulações, dor de cabeça e dor ao redor dos olhos. Em caso de sintomas, evite se automedicar e procure atendimento médico.

- publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui