Estrela alerta população para medidas que auxiliam em situações de enchente   

Ações básicas por parte de famílias, como a separação de itens mais urgentes como medicamentos e documentos já separados; evitar o desnecessário translado pelas ruas; cuidados com animais e outras iniciativas podem colaborar no contexto da enchente   

472
Crédito: Divulgação/AI Estrela

O Governo de Estrela, através das forças de segurança e equipes voluntárias que estão trabalhando no auxílio às famílias e demais demandas em razão da nova cheia no município, realizaram pedidos especiais à população que podem facilitar o trabalho e as mais diversas situações. Tanto aqueles que podem vir a ser atingidos pelo nível da água, como outros, contribuem ao tomarem medidas básicas. Entre os quais evitar o desnecessário translado pelas ruas da cidade, cujo trânsito fica mais complicado não somente pelas condições climáticas, mas também pelo ocasional bloqueio de vias. A separação prévia de documentos, remédios e itens básicos de uso rotineiro, como ainda cuidado com animais domésticos, também são de grande valia.  

Para as famílias que poderão deixar suas casas, o pedido é para que, de forma antecipada, já deixem utensílios mais urgentes e de uso frequente separados. Tais como documentos de identidade e outros; celulares e carregador; remédios de uso diário; e dentro do possível também itens de higiene pessoal; e no caso de crianças, leite, mamadeira, fraldas e chupetas.

Ainda, dentro do possível, que as famílias levem seus animais domésticos para a casa de familiares não atingidos, mas que caso necessário é possível deixá-los no abrigo próprio para estes que há no ginásio Ito João Snel. Vale a ressalva que o mesmo é para “pets” de famílias desabrigadas, e não de outros casos. Evitem deixar animais abandonados no local.

De acordo com as autoridades, a ajuda de voluntários, principalmente no abrigo municipal, e o auxílio de caminhões particulares para a realocação de famílias, é bem-vindo. Pedidos por caminhões devem ser feitos pelos whats (via mensagem de texto) pelos telefones/whats 98900-1413; 99631-8687 e 99631-0991. Apesar da compreensão do nervosismo, as autoridades pedem paciência, pois os pedidos estão sendo anotados e atendidos conforme cotas de inundação, mas a demanda é muito grande.

A doação de roupas ainda não foi solicitada, mas a arrecadação de produtos de higiene pessoal e de limpeza poderão ser úteis e solicitadas a qualquer momento.

Aulas estão suspensas na rede municipal na quinta-feira (02) e sexta (03).  

Conforme a medição da última hora, o nível do Rio Taquari estava 22.83m, tendo subido mais de 60cm na última hora. Cota de remoção já está na faixa dos 24 metros. Já há mais de 25 famílias no abrigo municipal. Estrela já decretou situação de Emergência ainda ao meio-dia.

- publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui